Gripe aviária: Produção de MS rejeitada pelo Japão deve ser absorvida por outros países, diz federação
Produção de MS é exportada para outros 77 países
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de o Japão decidir suspender temporariamente a importação de aves e ovos de Mato Grosso do Sul, resposta à confirmação de gripe aviária na cidade de Bonito, a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) prevê que a mercadoria rejeitada pelo país asiático será absorvida por outros 77 países compradores da produção sul-mato-grossense.
Segundo a Federação, por mês são produzidas 34 mil toneladas de frango no Estado, segundo dados de abate do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Do total, cerca de 2,3 mil toneladas são enviadas ao Japão, sendo o país, portanto, responsável por 17% da importação de frango de Mato Grosso do Sul.
“Apesar de o Japão ser um importante destino da carne de frango do MS, espera-se que o volume de proteína, antes enviado ao Japão, seja absorvido pelos demais países importadores”, comentou a Famasul em nota.
Segurança garantida
Mesmo com a confirmação de gripe aviária em uma ave doméstica de propriedade rural de Bonito, a Famasul pontua que o setor de avicultura do Estado atende alto controle sanitário e os melhores índices de biosseguridade do País.
“Os consumidores podem estar seguros de que a qualidade dos produtos e a segurança sanitária estão garantidas. Dentro das granjas de produção, o trânsito de pessoas e animais é minuciosamente controlado por meio de técnicas de limpeza e desinfecção em pessoas, veículos e equipamentos”, garantiu.
Para os produtores de aves, a recomendação foi atenção especial com a presença e contato com aves silvestres. “Em caso de animais doentes, ressaltamos que o produtor deve comunicar, imediatamente, os órgãos responsáveis”, acrescentou a Federação.
Atualmente, o setor de avicultura é responsável por 1.682 empregos da agropecuária e VBP (Valor Bruto da Produção) da atividade chega a 3,48 bilhões de reais (5,2% do total do VBP Agropecuário).
Caso confirmado
Mato Grosso do Sul confirmou o primeiro caso de gripe aviária nesta segunda-feira (18), conforme informações do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). O caso foi confirmado em uma ave criada de maneira doméstica no município de Bonito – distante 250 km de Campo Grande.
Ainda de acordo com o ministério, o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – H5N1) foi encontrado em uma ave doméstica e criada para subsistência. O Brasil tem total de 100 casos de gripe aviária em aves silvestres e três em aves de subsistência, sendo o de Mato Grosso do Sul o terceiro deles.
A propriedade onde o caso foi confirmado mantém criação doméstica e fica a cerca de 130 quilômetros de granjas comerciais. A área está sob rigorosa vigilância e medidas de contenção desde a confirmação.
A Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) montou barreiras sanitárias na região onde o foco foi detectado.
Segundo o titular da Semadesc, Jaime Verruck, as medidas aplicadas pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) foram tomadas para conter e erradicar o foco. Além da vigilância em populações de aves domésticas na região, veículos que circularam pelo local foram desinfetados e aves foram sacrificadas.
Notícias mais lidas agora
- Justiça mantém prisão de dupla por matar Pâmela queimada com gasolina em Campo Grande
- Morre travesti que teve 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- Às vésperas de novo aumento da tarifa, Câmara sinaliza liberar milhões de reais ao Consórcio Guaicurus
- Prefeitura terá que aumentar tarifa do Consórcio Guaicurus sob pena de multa de R$ 50 mil por dia
Últimas Notícias
Em fase de cálculos, novo valor da tarifa deve ser anunciado ainda nesta semana em Campo Grande
Nova tarifa do transporte coletivo está em fase de cálculo após decisão judicial
Oficina gratuita sobre uso de drone em eventos e produções artísticas está com inscrições abertas
A oficina será realizada entre os dias 27 e 31 de janeiro
Bruna Biancardi publica foto e fãs elogiam barriga de segunda gravidez
Influenciadora espera segunda filha, fruto de seu relacionamento com o jogador Neymar Jr.
Após acordo com prefeitura, motoristas de ônibus de Corumbá recebem salário atrasado
Viação Cidade Corumbá convocou trabalhadores nesta terça-feira (21) para recebimento dos atrasados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.