Depois de visitas de equipes da Secretaria de Atenção Primária e Secretaria de Saúde Indígena do Governo Federal a Dourados na última sexta-feira (16), a Reserva Indígena Federal de Dourados poderá ser incluída no programa Mais Médicos. A proposta surgiu após levantamento de informações sobre o atendimento de saúde nas aldeias.

Nésio Fernandes de Medeiro Junior, da Saps (Secretaria de Atenção Primária à Saúde) do Ministério da Saúde destacou que o Governo Federal quer fortalecer o atendimento público de saúde nas aldeias do país.  A projeção é que até o final de 2023, as definições nesse sentido aconteçam. 

“Temos por decisão do presidente Lula ter relançado o programa Mais Médico no Brasil, e em 120 dias de governo conseguimos preencher 100% das vagas disponíveis. Com a reformulação do programa com a medida provisória, vamos conseguir até o final do ano, resolver os problemas de provimento médico em toda a saúde indígena do país”, explicou Nésio.

Ainda segundo o representante do Governo Federal, os participantes do programa terão estímulo para atenderem nesses locais. “Com o novo programa, esses profissionais farão especialização, mestrado e terão incentivo para poder ficar quatro anos nos territórios e nós temos a expectativa de requalificar a Atenção Básica oferecida na saúde indígena”.