Acontece na tarde desta quinta-feira (18), no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande, o seminário “Alfabetiza MS Indígena”, uma ramificação do programa MS Alfabetiza, com encontro de gestores públicos de todo o Estado. O encontro pretende debater implementação de materiais didáticos para alfabetização e letramento.

A Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica) reúne lideranças indígenas de 23 cidades, além de prefeitos e secretários municipais, parlamentares e outros gestores, a partir das 13h30.

Estão previstas na programação falas das autoridades envolvidas, apresentação do programa e a palestra do professor Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá, que é mestre e doutor em linguística, autor de livros e cartilhas, se dedicou à produção de materiais didáticos para alfabetização e letramento. Entre as novidades que serão tratadas no evento está a adequação linguística de material didático para línguas Guarani, Kaiowá, Kadiwéu e Terena.

O que é o incentivo?

Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – foi criado há dois anos com a finalidade de estabelecer de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

No primeiro ano, as ações do Programa MS Alfabetiza contemplaram iniciativas de formação continuada, realização de avaliações, acompanhamento dos indicadores e fortalecimento na cooperação entre Estado e municípios, bem como a oferta de material didático complementar.