Hola, mis amigos! O Gabaritei de hoje está em clima latino e traz ‘aulão’ preparatório para recapitular dicas importantes de espanhol, língua com grande influência em Mato Grosso do Sul por conta da proximidade com o Paraguai e a Bolívia, países vizinhos cujo idioma é pelo menos uma das línguas oficiais. O tema é conteúdo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e compõe a prova de linguagens. 

Nesta quinta reportagem da série GABARITEI: Edição Enem 2023 – que traz ao longo das próximas semanas dicas para um melhor rendimento dos candidatos nesta reta final para o exame aplicado a partir de 5 de novembro em todo o país -, o Jornal Midiamax buscou saber quais os temas prováveis e também dicas de como ter melhor rendimento.

Na América do Sul, região da qual o Brasil faz parte, nove países falam espanhol: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Com a proximidade de território e semelhança na pronúncia de algumas palavras, o idioma se tornou próximo aos brasileiros, que têm o português como língua oficial. 

Em aula exclusiva para o Gabaritei, o professor Márcio Sobrinho elabora análise de três questões, todas retiradas de edições passadas do Exame. “Escolhi três textos a dedo: dois mais simples, um em forma de propaganda e um segundo com relação lexical, que é comum de aparecer em provas. O terceiro texto fala de uma realidade, uma crítica”, detalha.

Segundo ele, a prova de espanhol é basicamente análise de interpretação de texto, mas, fica a dica: “o Enem tem o hábito de colocar o texto em espanhol e as alternativas em português, isso é comum acontecer, é uma estratégia que eles usaram algumas vezes, mas não tenham isso como regra”, aponta.

GABARITEI: EDIÇÃO ENEM 2023

Jornal Midiamax traz, na contagem regressiva para o Enem 2023, um guia de sobrevivência para que candidatos ao principal vestibular do país se deem bem nas matérias e temas prováveis de cair na prova. São 13 produções, assinadas pelos núcleos de Jornalismo do Cotidiano e de Jornalismo Multimídia da Central de Jornalismo do Midiamax, que vão orientar candidatos a terem o melhor rendimento nesta final. Confira toda a série clicando AQUI.