Assustadora para muitos, a física é uma das matérias essenciais para quem busca uma boa nota no Enem 2023, podendo ser crucial para a aprovação no curso desejado. Porém, por mais que pareça difícil, é possível desmitificar a matéria e até mesmo gabaritar a prova.

Esta é a oitava reportagem da série ‘GABARITEI: Edição Enem 2023’, que traz aos leitores do Jornal Midiamax dicas para um melhor rendimento dos candidatos nesta reta final para o exame, que será aplicado a partir de 5 de novembro em todo o país.

Especialista em física, Antônio Martins já está acostumado a auxiliar alunos durante a jornada de estudos para uma das provas mais importantes da trajetória estudantil. Assim, em conjunto com o Jornal Midiamax, ele preparou uma aula especial para quem deseja ‘arrasar’ na prova.

Principais assuntos que devem cair no Enem 2023

De acordo com Antônio, existem três principais assuntos que devem ser cobrados na prova do Enem deste ano: mecânica, eletricidade e termologia. Ele explica que cerca de 75% da prova de física deve ser voltada para estes temas.

  • Mecânica: os alunos devem focar nos assuntos relacionados à velocidade média, força e energia.
  • Eletricidade: os principais pontos que devem ser cobrados na prova são circuitos elétricos, instrumentos de medidas, resistores e Leis de Young.
  • Termologia: também entre os temas principais para este ano, os alunos devem se atentar à calorimetria e troca de calor entre corpos. Além disso, é necessário dar atenção para ondulatória e óptica, principalmente prisma óptico e refração da luz.

#GABARITEI: EDIÇÃO ENEM 2023

O Jornal Midiamax traz, na contagem regressiva para o Enem 2023, um guia de sobrevivência para que candidatos ao principal vestibular do país se deem bem nas matérias e temas mais prováveis de cair na prova.

São 13 produções, assinadas pelos núcleos de Jornalismo do Cotidiano e de Jornalismo Multimídia da Central de Jornalismo do Midiamax, que vão orientar candidatos a terem o melhor rendimento nesta reta final.

Por fim, confira toda a série clicando AQUI.