Após enfrentar uma intensa onda de calor, cidades de registraram queda significativa nas temperaturas nesta quarta-feira (27). Em Porto Murtinho, uma das cidades mais quentes do Brasil nos últimos dias, os termômetros marcavam 35°C às 22h de terça-feira e caíram para 20°C nesta manhã.

Segundo o meteorologista do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, a temperatura em cidades do sul do Estado estão mais amenas em comparação ao calor extremo dos últimos dias, que ultrapassaram os 40°C.

Em Campo Grande, a expectativa é que entre o fim da tarde e a noite as temperaturas caiam para média de 17°C a 18°C.

Outras regiões enfrentam contraste, enquanto registra mínima de 14,7°C, ainda mantém calor de 39°C. Ainda conforme a previsão, ao longo do dia deverá avançar para outras regiões do Estado e deverá ocorrer o que chamamos de “mínima invertida”.

Por isso, devemos ter temperaturas mais baixas ao longo do dia do que no início da manhã.

O monitoramento de satélite desta quarta-feira mostra céu limpo no centro-norte do Estado, porém apresenta um tom acinzentado no céu devido à presença de fumaça. Na metade sul, há presença de nuvens devido à aproximação de uma frente fria.

Frio sem chuvas

“Os sopram do quadrante sul em grande parte do Estado com exceção da região norte, nordeste e leste que os ventos ainda sopram de oeste/noroeste”.

A previsão ainda indica a atuação da frente fria com massa de ar seco. Sperling explica que a passagem será de ar seco e frio.