Muitas árvores caídas, semáforos desligados, fios elétricos partidos, tapumes e placas no meio de ruas. Esse foi o caótico que a região central de Campo Grande ficou após um temporal acompanhado de fenômeno meteorológico chamado tromba d’água com rajadas de vento que chegaram a 80 km/h, segundo a . O fenômeno se assemelha a um tornado, porém, são iguais somente no formato.

À reportagem do Jornal Midiamax, a prefeita Adriane Lopes (PP) informou que equipes da Defesa Civil e de todas as secretarias municipais estão percorrendo bairros de Campo Grande para reportar os estragos causados pelo temporal desta quinta-feira (19). “Pedimos à população ir comunicando para que nossas equipes possam retirar pela manhã. As vias que estiverem obstruídas, ainda hoje, nós vamos retirar”, detalhou.

Prefeita com Defesa Civil acompanham estragos do vento no viaduto da Afonso Pena com a Ceará (Diego Alves, Jornal Midiamax)

Na Afonso Pena, praticamente todos os semáforos ficaram desligados. Além disso, em vários pontos da avenida, é possível ver árvores de grande porte caídas, inclusive uma na alça do viaduto com a avenida Ceará.

Semáforos desligados na Afonso Pena (Diego Alves, Jornal Midiamax)

Vários bairros ficaram sem energia com a chuva torrencial da noite desta quinta, como Jardim dos Estados, Chácara Cachoeira, Tiradentes, residencial Dhama e Monte Castelo. A informou que “as equipes estão trabalhando de forma ininterrupta”.

A avenida Rachid Neder ficou parcialmente interditada na região do bairro Monte Castelo após uma árvore cair na via. Ainda na região do São Francisco, a Arthur Jorge entre a Alegrete e Dolor Ferreira de Andrade ficou interditada também devido à queda de árvore. Na mesma via, esquina com Amazonas, outra árvore obstruía a via.

Árvore interdita trecho da Rachid Neder no bairro Monte Castelo (Diego Alves, Jornal Midiamax)

No Jardim dos Estados, o estrago foi intenso. Árvore caiu na Rua Bahia, quase com a Afonso Pena, na 15 de novembro também. Na Avenida Fernando Correa da Costa, ainda na altura do bairro, até uma placa foi parar no meio da via. Tapumes de obra de um edifício também caíram.

A chuva da noite desta quinta-feira começou por volta das 20h30. Foi rápida, mas intensa, com fortes rajadas de vento e até queda de granizo.

As equipes da prefeitura seguirão contabilizando estragos e fazendo reparos emergenciais em locais mais afetados pela chuva.

Árvore caída na Rua Bahia (Diego Alves, Jornal Midiamax)

O que é uma tromba d’água?

A tromba d’água é um fenômeno meteorológico caracterizado por uma coluna de ar giratória sobre um corpo de água que condensa o vapor, sempre associado a nuvens de tempestade em sua base superior. Muitas pessoas confundem tromba d’água com um tornado por conta de seu formato de funil, mas esta é a única característica em comum entre os dois.

Saiba Mais