Festa da Linguiça de Maracaju começa nesta sexta-feira com expectativa de assar 20 toneladas

Evento terá show de Munhoz e Mariano, Gian e Giovani e Yasmin Santos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Linguiça de Maracaju. (Foto: Governo MS)

Começa nesta sexta-feira (28) a 27ª edição de um dos eventos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, a Festa da Linguiça de Maracaju. Serão quatro dias de festa com shows, atividades culturais e gastronomia regional. Neste ano, a organização espera vender 20 toneladas de linguiça.

Hoje, a animação fica por conta da dupla Munhoz e Mariano, que fará show gratuito. No sábado (29) haverá almoço e a noite show da dupla Gian e Giovani. No domingo (30), Yasmin Santos sobe ao palco e o encerramento acontece no domingo com almoço na segunda-feira (1°).

Todos os anos, o festival atrai milhares de pessoas ao município, além de aquecer a economia local, gerar trabalhos temporários e dar visibilidade ao município. Em anos anteriores, a média de público no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza foi superior a 25 mil.

Com características únicas, a linguiça de Maracaju deu origem a tradicional festa e, em 1997, entrou para edição anual do livro do Guinness Book, como a maior linguiça do mundo feita de uma tripa única do boi, com 31 metros.

No ano de 2016, uma nova conquista: o selo de Indicação Geográfica (IG) emitido pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), garantiu a iguaria, proteção contra falsificações de origem e produção.

A linguiça é preparada somente com carnes de primeira e temperada com ingredientes tradicionais misturados a itens curiosos, como o suco de “laranja azeda”, por exemplo, o que torna único o sabor dessa iguaria.

O festival gastronômico tem caráter filantrópico e toda a renda é distribuída para as entidades de assistência social do município. Uma das entidades beneficiadas em anos anteriores é o Hospital Soriano Corrêa da Silva que recebeu mais de R$ 420 mil em investimentos. Também já foram beneficiados projetos sociais da PM (Polícia Militar) na cidade.

Conteúdos relacionados

Transporte intermunicipal