A Feserp-MS (Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de MS) busca que os servidores estaduais possuam horários diferenciados durante os jogos da seleção brasileira feminina durante a do Mundo.

O pedido foi realizado pela presidente da federação, Lilian Fernandes, em ofício entregue ao governador Eduardo Riedel.

O pedido segue a autorização concedida pelo Governo Federal, que autorizou o ponto facultativo para os servidores em datas que os jogos da seleção brasileira sejam realizados.

De acordo com a Feserp-MS, o pedido busca que o governo estadual prima pelas condições de igualdade de gênero e de políticas de incentivo as mulheres.

Os jogos da Feminina de de 2023 será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, e será a maior de todos os tempos e também a primeira com 32 seleções.

Governo Federal autoriza mudança de horário

Anteriormente, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos editou portaria facultando a alteração de horário de trabalho dos servidores públicos nos dias de jogos.

“É uma medida de equidade, garantindo aos servidores e servidoras que optarem por ver os jogos, o mesmo direito que tiveram na Copa do Mundo de futebol masculino”, afirma a ministra Esther Dweck.

Nos dias de partidas do Brasil, as servidoras e servidores que optarem por ver os jogos, poderão se apresentar até duas horas após o apito final. Isso significa que na segunda-feira (24), os servidores poderão se apresentar ao meio-dia para ver a estreia do Brasil contra o Panamá.

Na quarta-feira (2), poderão assistir à terceira e última partida da primeira fase, contra a Jamaica, marcada para as 7h e se apresentar ao trabalho às 11h.

A segunda partida da primeira frase, contra a França, ocorre em um sábado. As alterações dos outros dias estão garantidas dependendo da evolução da seleção feminina na competição.

As horas não-trabalhadas devem ser compensadas posteriormente ao longo do segundo semestre. A alteração de horário de expediente é a mesma realizada pelo governo federal em datas de jogos do Brasil na Copa do Mundo de futebol masculino.