As famílias que perderam as moradias no incêndio na Favela do Mandela, na última quinta-feira (16), devem ser levadas para um outro terreno cedido pela Prefeitura de na mesma região. Na manhã desta sexta-feira (17), famílias buscam nos escombros o que escapou das chamas.

De acordo com a líder comunitária do Mandela, Greiciele Naiara Argila, 58 famílias irão para o novo endereço. Os materiais de construção que forem doados serão destinados para essas pessoas. 

Ao menos 60% das moradias foram destruídas pelas chamas em um incêndio de grandes proporções. 

Famílias reviram escombros do incêndio. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O secretário-adjunto da (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Eneas Netto, esteve no local um dia após a tragédia e disse que serão feitos estudos sobre a área, mas acredita que não será possível que as famílias retornem ao local onde é atualmente a Favela do Mandela. 

“Isso é algo que está sendo tratado com a e Semadur, mas como técnico eu digo que essa área hoje ela não tem condição de ser reutilizada. O material que ficou ali levaria muito tempo de serviço e desnecessário, haja vista que há uma ação do Ministério Público que aponta a necessidade de reassentamento dessas famílias”, explicou o secretário-adjunto da Sisep. 

Saiba como ajudar:

Cufa (Central Única das Favelas)

As doações podem ser entregues nos seguintes endereços: Rua Livino Godoi, 710, bairro São Conrado ou Rua Salamanca, 133, bairro Bonança. Mais informações: 67 9181-8142 ou nas redes sociais

Projeto Sorriso Feliz

Doações podem ser entregues na Rua Anita Garibaldi, 296, bairro Monte Castelo, ou no PIX 52.816.282/0001-01. Mais informações 67 9623-3163 ou nas redes sociais.

CRAS

De acordo com a prefeitura, doações podem ser feitas diretamente nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). O mais próximo da comunidade é o Cras Estrela do Sul, localizado na Av. Pref. Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n – Conj. Res. Estrela do Sul.

Fundo de Apoio à Comunidade

Os itens podem ser entregues no FAC a partir das 7h30, na avenida Fabio Zahran, 6.000, Vila Carvalho. Mais informações: 67 2020-1361