Estudantes que participam do grêmio da Estadual Joaquim Murtinho se reuniram na manhã desta quinta-feira (18), quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e foram até a Afonso Pena para levar conscientização sobre o tema aos pedestres e condutores que passam pela região em .

Ação integra atividades realizadas durante a Campanha Maio Laranja, que tem objetivo de proteger crianças e adolescentes. Assim, cerca de 20 jovens e adolescentes se concentraram na com a Rua Rui Barbosa com cartazes, quadros e caixão infantil para fazer alusão às violências cometidas contra o público infantil.

Leonardo Soares, presidente do grêmio
Soares, presidente do grêmio (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Segundo Leonardo Suares, presidente do grêmio, de 18 anos, a ideia surgiu da vice-presidente do grêmio estudantil. “Passou a ideia pra gente, orientou e a gente se viu para colocar em prática”.

“Muita gente não conhecia o Maio Laranja entre os membros do grêmio. Temos que dar visibilidade ao assunto”, pontua Giovanna Vilhalva, vice-presidente do grupo.

Além dos jovens, a diretoria da escola também entrou na ação. Conforme pontuado pelo diretor Claudio Morinigo Ribeiro, é uma grande oportunidade para os alunos se aproximarem de assuntos atuais.

“O grêmio abre a possibilidade de debater temas próximos à realidade deles [alunos]. A violência infantil é uma temática que os assuntos sentiram a necessidade de debater”. Dessa forma, a diretoria da escola recebeu a proposta com bons olhos e ajudou na aquisição de materiais para a confecção de materiais.

Cerca de 20 estudantes, dentre eles 14 participantes do grêmio, participam da ação e devem ficar na avenida até por volta de 12h15.