Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (28) os nomes dos estudantes selecionados na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A lista de aprovados pode ser conferida por universidade e por curso.

Confira o resultado clicando aqui ou no site do Sisu. Os aprovados nesta primeira chamada devem comparecer à instituição de ensino onde foram selecionados, entre os dias 2 e 8 de março, para efetuar a matrícula ou o registro acadêmico.

O Sisu é o programa do MEC (Ministério da Educação) para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais.

As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do (Exame Nacional do Ensino Médio).

Lista de espera

Os estudantes que não foram convocados nesta primeira chamada, em nenhuma das duas opções de cursos, poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março, por meio do Acesso Único do Sisu.

A convocação será realizada por meio de um relatório que será divulgado no próprio site de cada instituição participante do Sisu. Para saber o resultado, o aluno deverá acessar o portal da instituição.

Nessa fase, o candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente. A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu, sendo que a matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

Mais de 4 mil vagas em MS

Em Mato Grosso do Sul, são 4,2 mil vagas de ensino superior em instituições estaduais e federais.

Na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) são oferecidas 1.264 vagas em 64 cursos, sendo 708 vagas por ampla concorrência e 556 vagas para ações afirmativas. 

Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) a nota de corte mais alta é para o curso de medicina, que exige nota mínima de 782,85 para o campus de Campo Grande. Já para o campus de Três Lagoas, é necessário tirar 779.60.

Na sequência dos cursos mais concorridos estão: Engenharia Civil (759.27), e Urbanismo (750.60) e Direito (749.79).

(Com informações da Agência Brasil)