Com a chegada do feriado prolongado de Finados, os amantes da pesca poderão aproveitar os últimos dias para pescar nos rios de Mato Grosso do Sul. É porque no próximo domingo (5) inicia em todo território estadual, o período de defeso da Piracema, quando as espécies de peixes se reproduzem.

é uma das rotas mais procuradas para a pesca esportiva em Mato Grosso do Sul. Segundo a assessoria de Imprensa da Rota Bonito, as reservas para os barcos hotéis já estão esgotadas há algum tempo, pois é o fim da temporada.

Considerado por muitos pescadores como um dos barcos mais aconchegantes que navegam no Pantanal, o ÍndiaPorã, já está reservado há um ano para uma família de Campo Grande.

Segundo a proprietária, Raquel Amaral Ribeiro, “a procura é sempre grande, e essa família reservou há um ano. Serão cinco dias de navegação para eles aproveitaram esse feriado antes da ”, esclareceu.

No Pesqueiro da Odila, a gerente Odila Maria Silveira Gonçalves, em entrevista ao Jornal Midiamax, contou que o estabelecimento, com capacidade para receber 100 hóspedes, já está com praticamente 100% de ocupação.

“As reservas são feitas com bastante tempo, tipo dois meses atrás e já estamos com muitas reservas para a próxima temporada”, disse.

turismo
Barco hotel em Corumbá (Foto: Divulgação/Acert)

Período de defeso

O defeso segue até o dia 28 de fevereiro de 2024, ficando assim proibido qualquer tipo de pesca nos rios que cortam o Mato Grosso do Sul.

Mas atenção: por força de legislação federal, o defeso da Piracema começa um pouco antes, estritamente no leito do rio Paraná. Lá, o início da proibição ocorre em 1º de novembro. Portanto, já a partir da quarta-feira da próxima semana a pesca estará proibida no rio Paraná. A PMA (Polícia Militar Ambiental) estará com as equipes fazendo a fiscalização para garantir o cumprimento.

Com relação às espécies consideradas exóticas, não há cota, o pescador pode levar qualquer quantidade que conseguir pescar. São consideradas exóticas (não pertencem à fauna local) as espécies apaiari, bagre africano, black bass, carpa, peixe-rei, sardinha-de-água doce, tilápia, tucunaré, zoiudo, tambaqui.