Dourados terá orientações e serviços gratuitos para imigrantes neste domingo
Ação acontece das 13 às 17 horas no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
![](https://midiamax.uol.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Vacina-sala-PAM..jpg)
No próximo domingo (25) a Prefeitura de Dourados, por meio da CEI (Coordenadoria Especial da Imigração), realiza o projeto ‘Imigra Ação”. As atividades acontecem no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, no Jardim Água Boa.
Segundo informações da prefeitura, serão oferecidos de forma gratuita, serviços de saúde, assistência social, entrevistas de emprego, orientações entre outros voltados para os imigrantes residentes em Dourados.
Os participantes também serão agraciados com a apresentação da Orquestra da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que está programada para as 14 horas.
A ação acontece das 13h às 17h, em comemoração ao Dia do Imigrante e além das apresentações artísticas, terá vacinação contra Influenza e Covid-19, entrevistas de emprego do programa Jovem Aprendiz, doação de cobertores e palestras.
Os imigrantes recebem orientações sobre validação de diplomas internacionais, inserção de crianças e adolescentes nas escolas, ingresso em universidades e também sobre procedimentos relacionados a aquisição de casa própria no município.
No cronograma também estão previstas palestras sobre prevenção de acidentes de trabalho, direitos dos imigrantes, violência doméstica e contra a mulher, empreendedorismo e abertura do MEI.
De acordo com o coordenador da CEI, Jean Kenson Jolne, muitos dos imigrantes residentes em Dourados não possuem informações sobre seus direitos ou os serviços oferecidos na cidade, o que reforça a importância dessa iniciativa.
“Essa é uma grande oportunidade aos imigrantes para se informar de assuntos importantes, como a aquisição da casa própria, validação de diplomas internacionais, inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo. Esse evento é necessário para esclarecer e enriquecer o conhecimento dos imigrantes do município de Dourados”, ressalta.
O Imigra Ação é uma realização da Coordenadoria Especial de Imigração, em parceria com a Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Sems (Secretaria Municipal de Saúde), Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Delegacia da Mulher, Viva Mulher, Agehab, Senac, Sebrae, Funtrab, Ciee, Semed, Sed, Núcleo de Vigilância Sanitária, Defesa Civil e JBS.
Atualmente, mais de quatro mil imigrantes vivem em Dourados, com destaque para os venezuelanos, haitianos e paraguaios. Mas cidadãos de outras nações como Argentina, Colômbia, Marrocos e Senegal também estão cadastrados no órgão.
O escritório da Coordenadoria Especial dos Imigrantes está na rua João Rosa Góes, 395, antigo prédio da Prefeitura de Dourados, no Centro da cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O contato pode ser realizado também através do e-mail: cai.semas.@dourados.ms.gov.br ou o telefone (67) 99855-4442.
Notícias mais lidas agora
- Catafalco: Traficantes usavam carro de funerária para transportar cocaína e maconha em MS
- Famoso por abrigar Park’s Bar por mais de 30 anos, espaço no Itanhangá Park será sede cultural da ACP
- ‘Você não é mulher’: Médico se nega a dar resultado de exame e diz que RG é falso
- Mato Grosso do Sul investiga primeira morte por dengue em 2025
Últimas Notícias
Prefeito de Três Lagoas anuncia jornada de 6h para servidores como meta da gestão
Em sessão inaugural do ano legislativo da Câmara, Cassiano Maia também falou sobre o fortalecimento das medidas anticorrupção
Rodada do campeonato sul-mato-grossense terá partidas valendo a liderança na Série A
O primeiro jogo da rodada, entre Douradão e Coxim, terá início às 15h30 desta quarta-feira (05)
Ministra comemora resultados do Concurso Unificado e antecipa novo edital para 2025
Esther Dweck confirmou edital do segundo ‘Enem dos Concursos’ até o final do primeiro trimestre
Mato toma conta da Praça do Pequi e preocupa moradores no Arnaldo Estevão de Figueiredo
Moradores denunciam situação de abandono na qual se encontra a área pública
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.