Dia do Trabalhador: Confira atividades que funcionam e que fecham no feriado em Campo Grande

Feriado prolongado altera horário de funcionamento de estabelecimentos públicos e privados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Confira o que abre e o que fecha em Campo Grande. (Foto: Nathália Alcântara / Midiamax)

O Dia do Trabalhador é aguardado por muitos este ano, já que será ‘emendado’ com o fim de semana. Para se planejar, o Jornal Midiamax separou o expediente dos principais serviços em Campo Grande.

Repartições públicas

Repartições públicas municipais e estaduais terão atendimento normal nesta sexta, em horário comercial. Os servidores poderão aproveitar o ponto facultativo. Os serviços retornam na terça-feira (2). A determinação não é válida para serviços considerados essenciais, como o de saúde.

Hemosul

Segundo o Hemosul, a unidade estará atendendo normalmente até sábado, devido ao estado crítico do estoque, para todas as tipagens, principalmente o tipo O+ e O-.

Polícia Civil

Na Polícia Civil, funcionarão apenas as Depacs (Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário), a Deam (1ª Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher) e a 4ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, localizada no bairro Moreninha II. Essas unidades estarão disponíveis para registro de ocorrências no feriadão. As demais reabrem na próxima terça-feira (2).

Ônibus

No fim de semana, o itinerário opera com frota reduzida já programada, mas em horário normal. Na segunda-feira, feriado, os ônibus são reduzidos. O passageiro pode consultar o cronograma pelo site do Consórcio Guaicurus.

Agenfa

As Agências Fazendárias de Campo Grande e do interior estarão de portas fechadas durante o feriado. As atividades voltam normalmente no próximo dia útil.

Detran

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e suas agências não terão atendimento ao público até terça-feira.

Unidades do Fácil

As unidades do Fácil – Atendimento ao Cidadão funcionam até hoje e voltam a funcionar na terça-feira, das 8h às 17h. Nas unidades do Aero Rancho, Guaicurus e General Osório estão em funcionamento os guichês da Energisa, Sejusp – Instituto de Identificação (conforme agendamento), Agenfa, Correspondente Bancário, Detran (conforme agendamento), Águas Guariroba, Agehab e Defensoria Pública.

Funtrab

Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) não terá atendimento no feriadão. Os candidatos têm a opção de agendamento de atendimento por meio do aplicativo “MS Contrata+ para Trabalhadores”. Basta baixar o aplicativo, realizar o cadastro, marcar o dia e o horário, e posteriormente comparecer à agência, que fica na Rua 13 de Maio, 2.773. Caso surjam dúvidas no uso do aplicativo, o contato para suporte do “MS Contrata+” é (67) 3320-1372 (WhatsApp).

Casa da Saúde

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que a Casa da Saúde não terá atendimento ao público no fim de semana e feriado. Assim, a secretaria orienta a população a fazer a retirada de medicamento até hoje.

Shoppings

Shopping Campo Grande estará aberto normalmente no dia 1º de maio das 10h às 22h. O funcionamento das lojas, lazer e alimentação é facultativo.

Já o Shopping Pátio Central funciona seguirá o expediente normal no fim de semana, mas não abrirá no feriado.

No Shopping Norte Sul abre apenas a praça de alimentação das 11h às 21h, demais lojas e quiosques fecham.

Shopping Bosque dos Ipês informou que Lojas/quiosques de alimentação e entretenimento funcionam das 10h às 22h no feriado. Lojas de não alimentação (lojas satélites, ancoras) estarão fechadas, conforme convenção coletiva do sindicato.

Unidades de Saúde

No fim de semana e feriado, abrem as unidades de urgência e emergência. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) abrem para vacinação das 7h às 17h.

  • UBS Dona Neta;
  • UBS 26 de Agosto;
  • USF Moreninhas;
  • USF São Francisco;
  • USF Silvia Regina;
  • USF Noroeste;
  • USF Batistão.

Mercados

Segundo a Amas (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados), os estabelecimentos poderão funcionar normalmente no feriado. No entanto, os mercados que decidirem abrir as portas precisam conceder folga compensatória aos funcionários.

Segundo a Amas, a convenção do setor em Campo Grande determina que em meses com dois ou mais feriados, as folgas compensatórias precisam ser concedidas em no máximo 60 dias após o feriado.

Conteúdos relacionados

calendário eleições