Está aberto o período de inscrição de representantes da sociedade civil para o CEDINE (Conselho Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul). São oito vagas para titulares e oito suplentes, que vão atuar no conselho entre 2023 e 2025. O período de inscrições vai até 23 de outubro.

O Cedine representa os negros e existe desde a década de 90, ligado a subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial. Devido ao processo eleitoral logo, o conselho está sem presidência desde o fim de 2022.

A subsecretária Vania Lucia Baptista Duarte explica que o processo eleitoral é longo, pois atende a vários critérios burocráticos, mas que a eleição deve ocorrer no dia 4 de dezembro de 2023. Até lá, as demandas do Cedine são respondidas pela subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.

Para a Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Vania Lucia Baptista Duarte, a eleição fortalece a construção conjunta e efetiva. “O Conselho é um importante órgão de diálogo e de proposição de políticas públicas e também de acompanhamento das ações do Governo do Estado. Atuando em parceria com a Subsecretaria como um mecanismo de fortalecimento das ações e acompanhamento, monitoramento e de enfrentamento ao racismo e as formas de discriminação na sociedade”, finaliza.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 23 de outubro de 2023, com envio dos documentos conforme item 7 do . Dúvidas referentes ao processo eleitoral podem ser enviadas para o e-mail: racial@setescc.ms.gov.br

O edital de abertura do processo de eleitoral assim como os formulários para preenchimento que validam a inscrição estão disponíveis clicando AQUI.