Representantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) estiveram em Campo Grande onde conheceram o Sistema de Gestão Antissuborno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, nos últimos dias 15 e 16 deste mês. De acordo com o TJMS, o sistema é o primeiro a ser certificado na ISO 37001.

A secretaria do TJ, Kele Cristina Leite de Melo foi quem recebeu a comitiva. Segundo Priscila Caroline Cardim Santana Rodrigues, procuradora da Câmara Municipal de Belo Horizonte e coordenadora do Comitê do Compliance da casa legislativa, a Câmara da capital mineira trabalha para buscar a certificação da ISO 37001, por isso estiveram no TJMS para conhecer o processo para obtenção do ISO.

“Tivemos contato com consultores e especialistas no tema e não encontramos pessoas que tivessem experiência com a certificação em órgãos públicos. Por isso, procuramos o TJMS para que pudéssemos nos nortear melhor. A norma possui conceitos muito voltados para a iniciativa privada e, por vezes, é muito difícil traduzir a aplicabilidade ao setor público. O TJMS é, sem dúvidas, referência nacional no assunto”, disse Priscila.

A International Standardization Organization (ISO) é uma organização internacional independente e não governamental, fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, que reúne especialistas para compartilhar conhecimentos e desenvolver padrões internacionais com especificações de classe mundial para produtos, serviços e sistemas, com o objetivo de garantir qualidade, segurança e eficiência relevantes para o mercado, às empresas e organizações públicas e privadas. Sempre com o foco na inovação, oferecem soluções para os desafios globais com mais de 22 mil publicações de padrões internacionais.