Com óculos simulador de embriaguez, ação nas Moreninhas conscientiza condutores

Ação faz parte da abertura da Semana Nacional do Trânsito, que segue dia 25 de setembro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Neste sábado (16), está sendo realizado no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande, a abertura da Semana Nacional do Trânsito. A ação, que conta com vários parceiros, começou às 8h da manhã e segue até às 17h.

No período da manhã, vários parceiros, como CCR MS Vias, Grupo Byke Anjos, SEST SENAT, Sesau, Energisa que fez sorteio de 5 geladeiras, entre outros, participaram do evento. Hoje, as atividades têm como organizador principal o Detran/MS, com a 1ª Edição do Projeto: “Em duas rodas, eu escolho a segurança”, com objetivo principal de orientar motociclistas e ciclistas. “As atividades educativas têm objetivo de promover reflexão e posturas seguras de motociclistas e ciclistas”, disse Glaucimara Hova, chefe educação no trânsito do Detran/ MS.

Crianças brincam e aprendem sobre o trânsito. Foto: Alicce Rodrigues (Midiamax).

Muitas famílias com crianças também foram conscientizadas. Inclusive, a meninada, além de brincar em um escorregador gigante e inflável, puderam se divertir e brincar, jogando dados e aprendendo regras e sinalização de trânsito.

Na quadra do Poliesportivo do Jacques da Luz, o público pode conferir também o quanto é difícil e arriscado conduzir veículos após o consumo de bebida alcoólica. Registramos um aluno de medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que também é parceira no evento de hoje, realizando o teste com muita dificuldade.

Raphael realizando desafio com óculos que simula embriaguez. Foto: Alicce Rodrigues (Midiamax).

“É muito estranho porque quando eu bebo, acho que não fico assim. Aqui dá pra ter noções de distância e altitude. E o segundo óculos é bem mais difícil ainda, serve pra ajudar o cidadão a tomar cuidado no trânsito, mostrar que não é brincadeira beber e dirigir”, resumiu Raphael Rodrigues Silva Souza, o acadêmico de medicina que fez o desafio dos óculos.

São realizados testes com dois tipos de óculos, um com nível de embriaguez mais baixo e outro mais alto. “É pra demonstrar para as pessoas que o álcool altera a percepção delas e a tomada de decisão no campo de visão e porque é tão perigoso dirigir sob o efeito de álcool”, explicou Lidiana Freitas dos Santos, Tecnóloga em Educação e Segurança para o Trânsito do Detran/MS.

É importante sempre ressaltar que conduzir veículo gera multa gravíssima, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 2.934.00.

Confira a Programação da Semana Nacional do Trânsito

Conteúdos relacionados