Neste sábado (16), está sendo realizado no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande, a abertura da Semana Nacional do Trânsito. A ação, que conta com vários parceiros, começou às 8h da manhã e segue até às 17h.

No período da manhã, vários parceiros, como CCR MS Vias, Grupo Byke Anjos, SEST SENAT, Sesau, que fez sorteio de 5 geladeiras, entre outros, participaram do evento. Hoje, as atividades têm como organizador principal o Detran/MS, com a 1ª Edição do Projeto: “Em duas rodas, eu escolho a segurança”, com objetivo principal de orientar motociclistas e ciclistas. “As atividades educativas têm objetivo de promover reflexão e posturas seguras de motociclistas e ciclistas”, disse Glaucimara Hova, chefe educação no trânsito do Detran/ MS.

brincam e aprendem sobre o trânsito. Foto: Alicce Rodrigues (Midiamax).

Muitas famílias com crianças também foram conscientizadas. Inclusive, a meninada, além de brincar em um escorregador gigante e inflável, puderam se divertir e brincar, jogando dados e aprendendo regras e sinalização de trânsito.

Na quadra do Poliesportivo do Jacques da Luz, o público pode conferir também o quanto é difícil e arriscado conduzir veículos após o consumo de bebida alcoólica. Registramos um aluno de medicina da (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que também é parceira no evento de hoje, realizando o teste com muita dificuldade.

Raphael realizando desafio com óculos que simula embriaguez. Foto: Alicce Rodrigues (Midiamax).

“É muito estranho porque quando eu bebo, acho que não fico assim. Aqui dá pra ter noções de distância e altitude. E o segundo óculos é bem mais difícil ainda, serve pra ajudar o cidadão a tomar cuidado no trânsito, mostrar que não é brincadeira beber e dirigir”, resumiu Raphael Rodrigues Silva Souza, o acadêmico de medicina que fez o desafio dos óculos.

São realizados testes com dois tipos de óculos, um com nível de embriaguez mais baixo e outro mais alto. “É pra demonstrar para as pessoas que o álcool altera a percepção delas e a tomada de decisão no campo de visão e porque é tão perigoso dirigir sob o efeito de álcool”, explicou Lidiana Freitas dos Santos, Tecnóloga em Educação e Segurança para o Trânsito do Detran/MS.

É importante sempre ressaltar que conduzir veículo gera multa gravíssima, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 2.934.00.

Confira a Programação da Semana Nacional do Trânsito