Com mercado em expansão, três cidades de MS receberão postos de combustíveis com GNV
Três Lagoas, Bataguassu e Dourados são os municípios na lista de ampliação do Corredor Azul para incentivar a oferta de GNV no Estado
Nathália Rabelo –
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Assinado na última sexta-feira (5), o decreto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, vai isentar os motoristas que utilizam GNV (Gás Natural Veicular) nos automóveis de pagarem o IPVA no Estado. A medida serve para incentivar as pessoas a utilizarem o gás como meio de combustível. Uma vez que mercado está em expansão no Estado, três cidades vão receber postos de combustíveis aptos a abastecerem com gás natural.
Segundo a companhia distribuidora de gás natural de Mato Grosso do Sul, MS Gás, está previsto projeto de instalação de postos de GNV em Três Lagoas em 2023 e também nas cidades de Bataguassu e Dourados. Ampliação faz parte do plano de expansão para o Corredor Azul, com a implantação de logística para possibilitar o trânsito de veículos leves e pesados em regiões de grande densidade de tráfego e cargas.
“Com a instalação de postos de GNV garantindo o abastecimento nos municípios de Três Lagoas e Bataguassu, na divisa com São Paulo, caminhões pesados e veículos leves poderão abastecer Gás Natural e circular com cargas a desde SP até Campo Grande, compondo o Corredor Azul. Na prática, significa baixo custo do combustível com maior quilometragem de rodagem”, informa a companhia.
Números positivos em 2022
Conforme dados da MS Gás, o Brasil tem a quarta maior frota mundial de veículos leves movidos a GNV, de cerca de 2,5 milhões, segundo dados do IBGE. O combustível teve consumo médio mensal de 6,26 milhões de m³/dia no ano passado, crescimento de 5,5% sobre os 5,93 milhões do ano anterior e equivalente a 10,8% do volume distribuído pelas concessionárias do país.
Depois dos segmentos industrial e termelétrico, o GNV é o mais relevante para as distribuidoras. Somente o Sudeste totalizou 4,2 milhões de m³/dia de GNV. Em seguida, Nordeste com 1,4 milhão de m³/dia; Sul com 578 mil de m³/dia; Norte com 27 mil de m³/dia; e Centro-Oeste com 18 mil m³/dia.
Isso significa que Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2022 com números positivos de consumo de GNV, tendo em vista que cada vez mais as grandes transportadores desejam baratear os custos.
“O interesse cada vez maior de grandes transportadoras em baratear custos, associado a uma corrida das montadoras na produção de caminhões pesados movidos a Gás Natural, o momento é muito positivo para investimentos na expansão em Mato Grosso do Sul”, ressalta.
Além de econômico, o GNV passou a ser uma questão política com a possibilidade da cobrança zero do IPVA para veículos que utilizam o gás natural.
Características do GNV
O GNV é 80% menos poluente do que o diesel e 60% menos do que a gasolina, além de promover benefícios no bolso do consumidor. Em entrevista ao Jornal Midiamax em abril, Lemoel Junior, empresário do setor de conversão, alega que o principal chamariz do gás natural é a economia.
Isso porque o gás natural tem 30% de autonomia a mais do que a gasolina e 55% a mais do que o álcool. Hoje, o gás está na média de R$ 4,29, mas valor é variável.
“A principal busca é pela economia porque um motorista de aplicativo, por exemplo, que gasta R$ 100 por dia de trabalho, passa a gastar R$ 50. No rendimento deles muda bastante”, ressalta.
Como exemplo, se um motorista de carro popular abastecer R$ 55 com GNV, ele consegue andar numa média de 200 quilômetros.
IPVA Zero para carros com conversão
O governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou no dia 24 de abril, no planejamento para o próximo ano, o IPVA Zero para carros leves e pesados com conversão para o GNV (Gás Natural Veicular) em Mato Grosso do Sul.
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o governador anunciará a isenção do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), a ser concedida pela Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda).
Os motoristas que utilizam carros movidos a Gás Natural Veicular já não pagam o IPVA em Mato Grosso. A isenção é aplicada desde janeiro de 2022 aos veículos registrados e licenciados no estado e que tenham potência de até 1.600 cilindradas.
Em contato com a assessoria, a MS Gás ainda alegou que todas as conversas sobre incentivos para o setor continuam em nível de Governo.
Quanto custa fazer a conversão para gás natural?
O custo da conversão para gás natural pode variar de R$ 3.500 a R$ 6.000, enquanto a manutenção do cilindro – que deve ser feita a cada cinco anos – pode variar de R$ 1.300 a R$ 1.500. Além disso, motoristas que optarem por essa modalidade devem fazer a revisão periódica e preventiva do veículo.
Todo o procedimento de conversão só acontece mediante autorização do Detran. Então, o condutor precisa ir ao local, informar sobre o procedimento para passar pela vistoria. Após a instalação do kit, motorista retorna ao órgão para fazer nova vistoria do kit. Então, o documento do carro é atualizado com adição do GNV.
“É uma alteração de característica. Precisa pedir autorização do Detran, realizando uma vistoria prévia, colocar o kit gás, realizar um CSV-certificado de segurança veicular, voltar no Detran para alterarmos as informações no documento do veículo”, detalha o órgão competente.
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