Uma comunidade terapêutica voltada a atender pessoas com transtornos relacionados ao uso de drogas, localizada em Londrina (PR), foi fechada após determinação judicial. A maioria das pessoas internadas no local são de Mato Grosso do Sul.

Segundo o MPPR (Ministério Público do Paraná), o órgão apresentou ação contra a comunidade após averiguar várias irregularidades no estabelecimento – de problemas de ordem estrutural/sanitária a suspeitas de agressões a pacientes, bem como de falsificação de termos de consentimento de (no caso de internações compulsórias).

O local já havia tido as atividades suspensas em junho, por determinação da Municipal, também após iniciativa ministerial, mas haviam conseguido sua desinterdição.

Assim, o MPPR entrou com a ação, que teve liminar deferida nesta segunda-feira (24). Foi imposta multa diária de R$ 1 mil em caso do descumprimento da decisão.

Na liminar, também foi determinada a notificação da Secretaria Municipal de e a Autarquia Municipal de Saúde para acompanharem o encaminhamento de todos os residentes aos seus familiares ou outros estabelecimentos adequados.

A clínica chegou a abrigar 142 pessoas, inclusive adolescentes, a maioria deles de cidades do Mato Grosso do Sul (Naviraí, Novo Mundo, Maracaju, Nova Andradina, Itaquiraí, Sete Quedas, Campo Grande, dentre outras).