Pular para o conteúdo
Cotidiano

Futuro incerto: chuva ameniza calor em tendas improvisadas na Favela do Mandela

Continua limpeza após incêndio de 150 barracos e moradores aguardam posicionamento para novos lotes de construção
Clayton Neves, Karina Campos -
Compartilhar
Tendas na Favela do Mandela (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A tragédia na do Mandela, região norte de , completa o 5º dia. Nesta segunda-feira (20), moradores e equipes municipais continuaram a limpeza dos destroços do incêndio que devastou os barracos. Com o futuro incerto sobre o lote para reerguer os lares, a queda nas temperaturas da cidade amenizou o calor dentro das tendas improvisadas.

Adir Diniz, presidente do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), relatou que o permanece no local, inclusive, com serviços de encaminhamento de 15 pessoas ao mercado de trabalho, pela Funsat (Fundação Social de Trabalho), além do apoio da SAS (Secretaria de Assistência Social). Continuam sendo doados alimentos e roupas, mas a maior demanda que precisa ser suprida é de roupas íntimas, produtos de higiene e materiais de construção.

A servidora esclarece que as tendas onde as famílias foram realocadas tiveram tempo estabelecido pelo Exército Brasileiro de 10 dias, sendo hoje o quinto. O município estaria estudando sobre o destino das 300 pessoas desabrigadas.

‘Parece um forno’

Por medo de perder o “pedaço de terra”, muitos preferiram não ir para abrigos e permanecer na favela durante o trabalho de reconstrução. A alternativa das tendas se distanciava do conforto, pois muitos reclamavam da sensação de abafamento diante do calorão dos últimos dias. A chegada da frente fria amenizou a sensação térmica.

Deuzélia dos Anjos Moia, 37 anos, mora há quatro anos na comunidade com o filho de 17 anos, que tem paralisia cerebral. O fogo atingiu uma parte e comprometeu o barraco. Ela está acomodado na tenda com outras três famílias. Diante do calor intenso, alguns colocaram os colchões e dormiram ao ar livre.

“Essa noite foi mais tranquilo por causa da chuva, mas de dia é um forno, parece que estamos assando. Espero que [a situação] normalize. Não pela falta de assistência, mas não é o que a gente esperava, por exemplo, não é nossa casa. Tem fila para tomar banho, não tem fogão para fazer almoço… Só consegui salvar a minha TV”, diz.

Famílias foram alocadas juntas (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Evelin Gamarra, de 27 anos, está dividindo o espaço com o pai, sogra e uma tia. Antes, cada um tinha seu barraco, que foi destruído pelo fogo. “É uma situação tensa, difícil. Queria uma casa, mas está difícil, estão na incerteza”.

Adaptações

Segundo as lideranças e servidores municipais, uma patrola auxiliou na retirada do entulho. Alguns trechos de risco foram interditados, como de fossas que estavam escondidas pelos destroços. Diante do perigo de queda, os buracos foram tapados.

A concessionária de rede elétrica instalou postes de luz ao redor do espaço, ligações e tomadas diretas nas tendas.

Trabalhos de limpeza (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados