Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com ‘explosão’ de casos em MS, mulher é a primeira morte por dengue em 2023

Os números de uma semana são quase seis vezes maior que ao mesmo período de 2022
Priscilla Peres -
Compartilhar
Dengue é transmitida por mosquito que tem como criadouro locais com água parada. (Midiamax, Arquivo)

Uma mulher de 59 anos e moradora de Guia Lopes da Laguna é a primeira pessoa a morrer por dengue este ano em Mato Grosso do Sul. Ela morreu dia 17 de janeiro, quatro dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.

A morte é consequência da alta incidência de dengue em Mato Grosso do Sul este ano. São 3.782 casos prováveis da doença até o momento, sendo 950 na última semana. Os números de uma semana são quase seis vezes maior que ao mesmo período de 2022.

Boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (8), mostra que a incidência do Estado é de 134,6, considerada média. Em todo o Estado, 21 municípios estão com alta incidência da doença.

A situação é mais crítica em municípios do interior, como Batayporã, Bodoquena e Bonito. A maioria dos casos deste ano são de mulheres (52,1%) e 47,9% são homens. Os pacientes com maior incidência tem entre 20 e 29 anos, seguido de jovens entre 10 e 19 anos.

Casos de Chikungunya também estão em alta

Na semana 05 de 2023, foram registrados 50 casos prováveis de Chikungunya. Número muito superior aos dois casos prováveis registrados no mesmo período do ano passado, segundo dados do boletim epidemiológico.

O município de Brasilândia é o único de Mato Grosso do Sul com alta incidência da doença, que é considerada de baixa incidência atualmente no Estado. Cassilândia e Costa Rica apresentam média incidência.

Os casos prováveis são de 30 a 39 anos e 81% de mulheres.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados