Para modernizar a frota e ampliar o atendimento à população, a Prefeitura de Campo Grande realizou nesta quinta-feira (14) a entrega de 22 veículos adquiridos pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e 4 novas ambulâncias para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A expectativa é que os novos veículos ampliem a capacidade em mais 240 atendimentos por mês. Segundo a Sesau, uma única ambulância realiza, em média, o transporte de 20 pacientes acamados, incluindo aqueles que fazem tratamentos contínuos, como hemodiálise, e esporádicos.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destaca que a renovação da frota de veículos é um meio de reduzir gastos, visto que a manutenção dos carros antigos gerava consideráveis despesas à administração municipal.

“Esses veículos são essenciais para atender à demanda da cidade. Estamos organizando a gestão para que nossos serviços atendam cada vez melhor a população de Campo Grande”, afirmou.

Prefeita Adriane Lopes (Nathalia Alcântara, Midiamax)

As ambulâncias foram adquiridas por R$ 372 mil cada, a partir de recursos repassados pela União e emenda da ex-deputada federal Bia Cavassa. Os veículos estão equipados para fornecer todo o suporte necessário ao paciente durante o transporte e serão destinados ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Para 2024, a prefeita antecipou que 50 novos veículos devem ser entregues às secretarias municipais. Além disso, neste ano, a Sesau recebeu 2.463 novos computadores, dez anos após a última renovação.

Veículos velhos serão ‘aposentados’

SAS
22 veículos foram adquiridos pela SAS (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Com a entrega dos 22 veículos adquiridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, onze veículos antigos, com mais de 15 anos, devem ser ‘aposentados’ em Campo Grande.

Titular da SAS, José Mário Antunes, ressalta que os veículos serão destinados aos atendimentos dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Centros de Convivência e acolhidos.

“O custo de manutenção é alto, e o veículo antigo gasta muito. Por isso, há a necessidade de trocar, e esses novos veículos estarão nas ruas ainda hoje”, afirmou.

Um dos carros será destinado ao Programa Família Acolhedora, responsável por selecionar, cadastrar e capacitar famílias acolhedoras, visando oferecer proteção integral em residência, para crianças e adolescentes que afastados do vínculo familiar e com medida protetiva decretada pelo Judiciário até que seja possível a reintegração familiar ou adoção