Chuva quebra estiagem de 43 dias em cidades de MS a partir desta quinta-feira

Volume deve chegar apenas às regiões sul e sudoeste do Estado nesta quinta-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Dourados ficou quase um mês sem chuva (Marcos Morandi, Midiamax)

Quebrando um bloqueio de estiagem de mais de 43 dias, a previsão indica chuvas para Mato Grosso do Sul a partir desta quinta-feira (27) que devem atingir apenas a região sul e sudoeste do Estado. A queda na temperatura não deve ser acentuada.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), entre 1º e 8 de agosto, estão previstos acumulados que ultrapassam 40 mm ao sul do Estado, com influência da frente fria e cavados que atuam no sul do país.

Entretanto, a maior parte do Estado continua enfrentando tempo seco. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), um bloqueio atmosférico atua na região. Os municípios de Porto Murtinho, Sonora e Bataguassu são os mais críticos com mais de 43 dias sem chuvas.

A situação muda um pouco com a aproximação da frente fria oceânica junto com o transporte de calor e umidade, favorecendo chuvas de intensidade fraca a moderada e até tempestades isoladas. Há previsão de chuva em Ponta Porã, Porto Murtinho e Dourados.

cemtec

Nas outras regiões do Estado, tempo permanece estável com sol e variação de nebulosidade. A frente fria irá influenciar em uma pequena queda das temperaturas máximas, pouco significativa nos termômetros que devem registrar frio ameno de 18°C a 20°C.

Corumbá, Coxim, Camapuã, Paranaíba e Três Lagoas continuam com altas temperaturas de 32°C a 34°C. Além disso, há alerta de baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15 e 30%.

Conteúdos relacionados