A FNL (Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade) iniciou invasão em Mato Grosso do Sul. Uma em está na de invasões do ‘Carnaval Vermelho’, organizado pelo movimento de trabalhadores rurais que buscam a reforma agrária.

Invadida desde o sábado (18), a Fernanda é localizada em Japorã, município a 476 quilômetros de . Segundo nota da FNL, o grupo “ocupou a área e pede às autoridades que cumpram a lei e encaminhe a área para fins de reforma agrária, para que seja organizado um assentamento imediato das famílias”.

Contudo, neste domingo (20), houve confronto na área invadida. Nas redes sociais, o grupo de trabalhadores rurais afirmou que foi agredido.

“Incendiaram os barracos e imóveis da propriedade, como mostram os vídeos”, afirma a nota. Assim, a FNL desfez o acampamento e a invasão foi liberada. “O acampamento já foi desfeito, as trabalhadoras e trabalhadores despejados”, destaca a Frente.

Por fim, a FNL realiza pelo menos outras sete invasões no estado de São Paulo. A série de invasões começou na madrugada do sábado (18) em mais de 10 cidades.

“O movimento reivindica terra, , moradia e educação, através da ocupação de terras que já foram reconhecidas como públicas pela Justiça, porém ainda permanecem abandonadas sem cumprir seu uso social”, destaca a nota sobre o movimento.

Uma das cidades paulistas com invasão é Presidente Venceslau. No município, a juíza Viviane Cristina Parizotto Ferreira ordenou saída voluntária até a sexta-feira (24). Então, se o movimento não deixar as terras, haverá intervenção policial.