O Carnaval de 2023 encerrou os quatro dias de festa em . A Prefeitura Municipal garante que 85 mil foliões curtiram blocos e as agremiações dos desfiles das escolas de samba.

Coordenado pelas secretarias municipais e do Governo do Estado, mais de 60 mil foliões passaram pelos blocos desde sábado (18) até quarta-feira de cinzas (22). Já os desfiles das escolas de samba, na Avenida Alfredo Scaff, atraíram pelo menos 25 mil pessoas nos dois dias. Os foliões curtiram as manifestações espalhadas pelos quatro cantos da Capital.

O município informo que as festanças foram consideradas tranquilas, contando com o efetivo de 100 agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana), mais de 40 viaturas, drones, além da tecnologia de câmeras instaladas ao longo da Rua 14 de julho, que provou ser eficaz com vários flagrantes durante esses festejos. Além disso, a Gerência do Centro de Controle de Operações disponibilizou o canal de emergência 153 para denúncias.

Equipes do Batalhão de Polícia Militar e da (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) trabalharam no policiamento e organização do fluxo de veículos no entorno dos locais de festejos. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também esteve presente nos eventos para assegurar atendimento aos foliões.

Organização

O município ressaltou que ofereceu apoio à Lienca (Liga Independente das Escolas de Samba da Capital), com os serviços de estrutura da arquibancada, a sonorização completa e 40 banheiros químicos foram instalados na Esplanada Ferroviária.

“Tivemos um carnaval do jeito que os foliões campo-grandenses buscavam, com segurança, harmonia, inclusivo e envolvendo todas as idades. Movimentamos economicamente nosso município, trouxemos fluxos turísticos de outras cidades para prestigiar nosso Carnaval. O respeito prevaleceu e foram dias de muita alegria e diversão, pelos quais os campo-grandenses estavam saudosos”, pontuou secretária municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, Mara Bethânia Gurgel.

desfile
Deixa Falar foi a campeã do desfile (Foto: Divulgação/PMG)

Quem saiu de casa com as crianças diz que não se arrependeu de ir para o bloquinho de rua. “Confesso que não sou muito do Carnaval e fico mais com o time da Netflix, mas com o feriado e as crianças em casa decidimos incluir os bloquinhos e até o desfile na nossa programação e tem sido muito divertido. Ver gente de várias gerações reunidas, fantasiadas e aproveitando da até um gás para curtimos também”, contou o programador de sistemas Marcelo Brito, de 37 anos.

O Carnaval marca o retorno da tradicional festa após dois anos suspensa pela covid-19. “Eu estava bem ansiosa para ver como seria o Carnaval deste ano depois de todo esse tempo sem, e me surpreendi principalmente com a organização da festa, tanto da parte dos bloquinhos, ambulantes, quanto a parte dos banheiros e a segurança da Guarda e PM, que deixou a gente bem mais tranquila para curtir a folia”, disse a estudante Anna Clara Garcia, de 22 anos.

Ambulantes faturaram

Para quem estava ansioso pela data para dar uma turbinada nas vendas, os dias foram de alegria e muito trabalho. “É uma das datas mais aguardadas para gente que trabalha como ambulante e a expectativa estava ainda maior depois desses dois anos e vou te falar que ela foi superada, estou saindo daqui com a caixa vazia e o bolso cheio”, brincou José Magalhães, de 50 anos, que comercializou água e salgadinhos durante os blocos.

Há também quem junta o útil ao agradável. “Dinheiro nunca é demais né, ainda mais no começo de ano, com todos os compromissos que temos, daí surgiu a ideia de juntar a brincadeira com uma forma de renda extra com os drinks. Eu já vinha para o carnaval, já ia preparar meus drinks para mim e as amigas e porque não comercializar e ganhar um extra também”, pontua a veterinária Luana de Freitas, de 30 anos.

Cerca de 100 vendedores ambulantes tiveram regulação da (Secretaria de Cultura e Turismo) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), que organizou a inscrição dos trabalhadores na comercialização regular os alimentos e bebidas para atender os foliões durante a realização dos blocos.

Os ambulantes participaram, pela primeira vez, de um curso gratuito de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos. A qualificação foi promovida pela Sectur, e AAC-CG(Associação dos Artesãos e de Comida Cultural, Típica, Regional e Familiar de Campo Grande).

No treinamento, foram abordados temas como Boas Práticas de Fabricação e Manipulação dos Alimentos; Exigências Sanitárias para Venda de Alimentos; Qualidade da Água para Consumo; Qualificação dos Fornecedores; Principais Irregularidades Encontradas nas Inspeções Durante os Carnavais e Festas Anteriores, dentre outros.

barracas
Barracas ao longo da Avenida Mato Grosso (Foto: Divulgação/PMG)

Saúde

Para fazer o Carnaval seguro, equipes da saúde distribuíram informação, preservativos e material informativo sobre a profilaxia pós-exposição. A ação reforçou as orientações sobre como aproveitar de forma segura.

Após o carnaval, o folião também pode buscar qualquer uma das unidades de saúde da Capital para realizar o teste rápido para diagnóstico de Hepatites B e C, Sífilis e HIV.

Transporte

Um plano especial para atender quem foi curtir e precisou do transporte público foi montado para o passageiros que foram prestigiar os desfiles das escolas de samba. Foi disponibilizada uma linha especial com saída da Praça Ary Coelho até a Praça do Papa.