Restando oito dias para encerrar janeiro, Campo Grande já ultrapassou o acumulado de chuva esperado para o mês. Ultrapassando 70 milímetros do previsto, a Capital somou 302 milímetros de chuva em 22 dias do mês.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), outras cidades do estado também registraram grande volume de chuva, que ultrapassaram a média histórica do mês. Ainda há mais chuva previsto até o fim do mês.

Corguinho foi a cidade que mais choveu no mês até então: foram 324,4mm acumulado frente aos 243 mm do esperado. Ou seja, 33% a mais do que estava previsto. Coxim, Água Clara, São Gabriel do Oeste, Amambai, Bela Vista, Corumbá e Sete Quedas também ultrapassaram a média histórica. Confira a tabela do Cemtec:

Mais chuva

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de chuvas intensas para esta segunda-feira (23) em Mato Grosso do Sul. São 69 cidades em atenção para risco de alagamento e queda de galhos de árvores.

As chuvas variam de moderada a forte. O primeiro aviso, de nível laranja, indica perigo durante o temporal, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O volume varia entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm ao dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Estão em atenção: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Com grau de severidade de perigo em potencial, das 9h55 desta manhã às 10h de terça-feira (24), o instituto avisa para chuva entre 20 e 30 mm por hora ou 50 mm ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Embora o alarde, é mais baixo o risco de danos devido ao temporal.

Estão nesse aviso os municípios de: Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.