Campo Grande recebe evento nacional voltado para jovens no primeiro emprego
Economia criativa pode ser encontrada em áreas como consumo, moda, publicidade, audiovisual, cultura, tecnologia, entre outras
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Campo Grande recebe o projeto Curto Circuito, que fala sobre economia criativa para jovens em fase de primeiro emprego, na próxima sexta-feira (30). O evento gratuito acontece na Adote – Escola de Teatro, das 19h às 20h30.
O evento oferece oportunidade aos jovens de conhecer profissionais que atuam em uma das áreas da economia que mais vem se expandindo no Brasil.
O objetivo do projeto é criar um diálogo entre os profissionais da economia criativa e os jovens, a fim de que eles percebam as possibilidades e oportunidades que a área oferece. O vídeo do bate-papo ficará depois disponível no Canal do YouTube, neste link. O encontro é gratuito e aberto ao público.
Palestantres
O bate-papo conta com uma mediadora, um especialista em Economia Criativa e duas convidadas para falar sobre o tema “Viver a Arte”: a atriz, escritora, teatróloga e diretora do Grupo Casa, Ligia Prieto, e a multiartista afro-brasileira e produtora cultural, Afro Queer.
Um dos objetivos do Curto Circuito é movimentar a Economia Criativa das cidades por onde passa, assim, todos os profissionais convidados são moradores da região. Essa decisão da curadoria comprova que há oportunidades de trabalho na Economia Criativa em todos os lugares do Brasil.
Oportunidades de emprego
Por ser uma atividade econômica onde a criatividade é o principal fator, os jovens encontram muitas oportunidades de empregos relacionadas às suas habilidades, até mesmo antes de uma formação tradicional.
Existem iniciativas de economia criativa em diversas áreas como: consumo, moda, publicidade, audiovisual, cultura, tecnologia, entre outras.
Turnê pelo Brasil
Em 2023, o projeto Curto Circuito atuou em diversas cidades brasileiras, realizando bate-papos e workshops sobre Produção Cultural e Economia Criativa com profissionais da área. O projeto passou pelas cidades de Quatá, Macatuba, Mauá, Sumaré (SP), Curitiba (PR), Recife (PE), e agora chega a Campo Grande.
Para se ter uma ideia da força do setor, em 2020, a economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) movimentou cerca de R$ 230,14 bilhões. O valor corresponde a 3,11% do PIB Nacional. Os dados foram divulgados pelo Observatório Itaú Cultural.
A terceira edição do projeto Curto Circuito é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento contará com intérprete de Libras.
Notícias mais lidas agora
- Defensio Agro: Quadrilha que aplicou golpe de mais de meio milhão em produtores é alvo de operação em MS
- Revólver que seria enviado para Goiás é encontrado dentro de air fryer nos Correios em Campo Grande
- VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente em Campo Grande atingiu lateral de carro de aplicativo
- Ex que pisoteou rosto de mulher e colocou fezes de cachorro na boca da vítima vai continuar preso
Últimas Notícias
Três são presos com mais de R$ 929 mil em cigarros eletrônicos e narguilés
Três pessoas foram presas
STJ rejeita tese do ‘racismo reverso’ de pessoas negras contra brancas
Deve ser aplicado somente nos casos de ofensas dirigidas a pessoas negras
Campeonato Sul-Mato-Grossense tem quatro partidas nesta quarta-feira
Na Capital, o Operário recebe o líder Corumbaense
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.