A segunda-feira (3) em Campo Grande começa com novidades na vacinação nas unidades de saúde. Há novos públicos elegíveis para a imunização contra a Covid-19 e a abertura da campanha contra a gripe.

Ao todo, quase 200 mil pessoas fazem parte dos 18 grupos que são prioridades na hora de se imunizar. Diferente do que aconteceu em anos anteriores, onde a campanha acontecia por etapas, todos estes públicos poderão buscar as unidades de saúde a partir de hoje.

Na última campanha, a cobertura foi muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação. 

vacina

Covid-19

Gestantes, puérperas que deram à luz há até 45 dias e pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos também estão elegíveis para a vacina bivalente da Covid-19. 

O imunizante é ministrado conforme o cronograma, ou seja, quem tem seis meses ou mais e não recebeu nenhuma dose da vacina, ou iniciou o ciclo vacinal e já cumpriu o intervalo recomendado pelos fabricantes também será vacinado. 

Haverá o primeiro reforço para quem tem 12 anos ou mais e já tomou a primeira dose há pelo menos quatro meses, assim como a quarta dose, ou segundo reforço, para quem tomou a terceira dose há quatro meses.

No caso da primeira dose, a recomendação é se cadastrar no site da prefeitura. Já aquele que tomou outras doses em outros municípios também precisa se cadastrar.

Os postos abrem às 7h30 e param para o almoço às 11h, retomando o serviço às 13h e encerrando às 16h45.

vacina
vacina