Já imaginou conhecer de perto peças históricas e um mostruário de itens utilizados nos trabalhos a bordo de um navio da do Brasil? É o que a nova do Aquário do Pantanal, o Bioparque, permite aos visitantes.

No circuito de aquários, turistas podem conhecer todo o acervo da Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) e receber orientações de como ingressar na Força. A exposição também tem o intuito de promover a conscientização da sociedade para a valorização e conservação dos recursos hídricos.

Conforme a administração do Bioparque, a parceria vem de encontro com a proposta do local em agregar conhecimento aos projetos e ações relacionados aos pilares da educação ambiental, conservação, cultura, tecnologia e inovação.

A iniciativa ainda possibilita aos pesquisadores do complexo de água doce um intercâmbio técnico-científico que irá somar com o trabalho que vem sendo desenvolvido para o alcance de resultados ainda mais positivos.

Exposição Marinha Bioparque
Acervo da Marinha do Brasil (Foto: Divulgação)

Para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Besletieri, a exposição possibilita que o público crie uma conexão direta à riqueza cultural e tecnológica das embarcações que marcaram época no país.

“A exposição mostra a relevância de suas conquistas e desafios enfrentados, a compreensão do papel fundamental da Marinha na segurança e preservação dos rios e mares, além de ampliar ao público o acesso a informações sobre esses esforços por meio da popularização da ciência”.

O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, destaca que a exposição reforça ainda mais o propósito do local.

“O Bioparque é mais do que um empreendimento de turismo, também é um centro de conhecimento e pesquisa. Esse é o grande foco do complexo e essas parcerias e os números alcançados demonstram que o caminho está correto”, disse.

Inaugurado em 28 de março de 2022, o Bioparque é o maior aquário de água doce do mundo. Complexo conta com 21 mil metros quadrados de área construída, cinco milhões de litros de água e mais de 350 espécies de animais. Muito além da contemplação, o espaço tem como finalidade agregar experiência e conhecimento aos visitantes.