A -MS (Associação de Produtores de Soja de ) junto com o Governo do Estado fará o lançamento nacional do plantio da segunda safra do em Mato Grosso do Sul na quarta-feira (15).

Segundo o governo de MS, uma das parcerias com a Aprosoja é a ferramenta Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), criada e mantida com apoio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), através do Fundems (Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja), que monitora as lavouras de Mato Grosso do Sul desde 2009.

“A cultura do milho ganha cada vez mais espaço em Mato Grosso do Sul. É muito importante e vem enfrentando uma série de desafios, inclusive climáticos. Temos atuado para conseguir entender como anda a cultura do milho no contexto nacional e internacional. E por isso temos mapeamento do uso da ocupação do solo e o desenvolvimento da cultura por meio do Projeto Siga, em parceria com o governo do Estado e a Federação”, disse o presidente da Associação, André Dobashi, em reunião com o governador Eduardo Riedel, nesta segunda-feira (13)..

Ainda segundo a administração jestadual, p Siga possibilita a divulgação de dados da produtividade, volume de produção, comercialização e perda, auxiliando os produtores rurais. O calendário de semeadura de milho segunda safra se entende até 31 de março, de acordo com a determinação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O evento será na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), às 9 horas.