O sindicato que representa os motoristas do transporte público de participará de audiência de conciliação no TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho) às 15h. A categoria paralisou as atividades nesta quarta-feira (18) em reivindicação por salarial.

Conforme divulgado, a audiência conjunta de conciliação em dissídio coletivo de greve e reclamação pré-processual em dissídio coletivo será conduzida pelo desembargador Tomás Bawden de Castro Silva.

“Estarão presentes o município de Campo Grande, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande, o Consórcio Guaicurus e o Sindicato das Empresas do Transporte Coletivos e Urbanos de Passageiros de MS”, explica nota.

Paralisação e indicativo de greve

Os do transporte coletivo de Campo Grande devem voltar às ruas na próxima quinta-feira (19), conforme afirma o presidente da Federação dos Trabalhadores do Transporte de Mato Grosso do Sul e diretor financeiro do sindicato de Campo Grande (STTCU-CG), William Alves da Silva. Todos os veículos do Consórcio Guaicurus amanheceram nesta quarta-feira (18) parados na garagem.

A desta quarta-feira está ligada à reivindicação de reajuste salarial de 16% dos trabalhadores do transporte referente a 2022. A negociação ocorre desde dezembro do ano passado.

A empresa ofereceu aumento de 6,4% sob a alegação que é preciso primeiro definir o novo valor da tarifa do transporte, um percentual que tem sido rejeitado pela categoria.

“Não é o intuito da categoria prejudicar a população. Nós só estamos defendendo um direito legal do trabalhador do transporte coletivo que é ter seu reajuste salarial. Para ficar claro, hoje não é greve. Para ser greve tem todos os procedimentos burocráticos. Hoje é uma paralisação. Provavelmente amanhã voltam ao normal os ônibus”, frisou William Silva, em live do Jornal Midiamax.

Nesta quarta-feira, foi publicado um edital que convoca 1,5 mil trabalhadores do transporte para uma assembleia geral extraordinária no próximo sábado (21), com a primeira chamada às 8h30. O documento é assinado pelo STTCU-CG (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande). 

Na reunião, será discutida a pauta de reivindicações da categoria, os desdobramentos jurídicos e o indicativo de greve. No final da tarde de terça-feira (17), o juiz plantonista negou o pedido do Consórcio Guaicurus de suspender a paralisação de hoje. 

Caso os trabalhadores decidam pela greve, a decisão deve ser comunicada aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 horas.