Neste sábado (8), as temperaturas em Campo Grande podem chegar aos 30°C, com mínima de 19°C. O céu deve permanecer com nuvens durante o dia, mas não há previsão de .

Já no domingo, as temperaturas variam de 20°C a 31°C, com céu claro durante a manhã. À tarde e à noite o tempo fica nublado, mas também conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não há previsão de chuva.

Em Dourados, o sábado é de tempo quente, com máxima de 32°C e muitas nuvens. Já o domingo será de céu encoberto, com uma leve queda na temperatura e máxima de 30°C.

No sul do estado, e Mundo Novo, o sábado tem temperaturas entre 20°C e 27°C, com muitas nuvens. No domingo, também há previsão de céu encoberto, com temperaturas um pouco mais altas, podendo chegar a 29°C.

Frio deve chegar ao estado

A partir de quarta-feira (12) as temperaturas devem cair em Mato Grosso do Sul. De acordo com o (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), espera-se uma queda maior na temperatura a partir de quinta-feira (13), com as menores temperaturas na sexta-feira (14).

Alguns indicadores mostram valores entre 5°C a 8°C – principalmente na região sul do Estado. Porém, outros modelos de previsão do tempo, segundo o Cemtec, indicam mínimas entre 3°C e 4°C. Em Campo Grande, a temperatura mínima deverá ficar próxima aos 7°C/8°C.

Nesta semana, as temperaturas seguem amenas no amanhecer, com leve sensação de frio, mas sobem rapidamente durante o dia, com máximas que podem ultrapassar os 32°C.

Durante o final de semana as temperaturas mínimas estarão em gradativa elevação. Já no período da tarde prevalecem baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 20 e 40%.

Vai chover?

Conforme já noticiado pelo Jornal Midiamax, um bloqueio atmosférico atua sobre o Estado e já livrou os sul-mato-grossenses de uma frente fria mais intensa nesta semana. A nova frente fria, segundo o meteorologista do Cemtec, Vinicius Sperling, deve quebrar esse fenômeno, fazendo com que as chuvas voltam a cair em MS.

Segundo o órgão de monitoramento, há probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada na próxima semana. Porém, pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para as regiões sul e leste do Estado.

Os acumulados de chuva para o período entre os dias 6 a 22 de julho esperam acumulados de até 80 mm, com destaque na região nordeste de MS. Estes acumulados estão previstos para os dias em que a frente fria estará atuando.

Bloqueio mudou a cara do inverno

Uma frente fria passou pela região sul do Brasil, no início desta semana, e uma massa de ar por trás deste fenômeno influenciou a queda das temperaturas mínimas em MS. Ele agora está sobre o oceano Atlântico, bem afastado.

Os meteorologistas observam a circulação ‘anticiclônica anômala', que impede o retorno de umidade e a entrada de frentes frias. Este bloqueio atmosférico inibe a formação de nuvens e deixa o tempo seco.

Cidades de amanheceram com temperaturas mínimas de 8°C a 10°C na quarta-feira (5), apesar do bloqueio atmosférico. Municípios da região sul tiveram madrugadas frias, como (8,5°C), (8,9°C). Outras regiões, como Maracaju (9,2°C), (9,6°C), Rio Brilhante (10°C) e Campo Grande (17,8°C), tiveram mínimas consideráveis.