Um avião em miniatura criado por estudantes de engenharia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) irá representar Mato Grosso do Sul durante a 5ª Competição SAE Brasil de Aerodesign. O evento acontece entre os dias 2 e 5 de novembro em São José do Rio Preto.

O aeromodelo foi inteiramente desenvolvido e executado pela equipe, com a utilização de materiais como madeira balsa, chapas de alumínio, monokote (revestimento), filamento TPU, e aço.

A equipe foi formada a partir de um projeto de extensão que iniciou em 2018, com professores e estudantes do curso de Engenharia de Energia.

Com o passar do tempo, estudantes de outras engenharias passaram a se interessar pelas informações da área aeronáutica e entraram na equipe.

Anualmente, o projeto Aracuã Aerodesign vem participando do Torneio de Acesso para a competição e, agora em 2023, o grupo conquistou a classificação para a competição, na categoria regular.

O coordenador do projeto de extensão, professor Ramon Eduardo Pereira Silva, informa que o mercado de trabalho oferece muitas oportunidades na indústria de produção de aeronaves e profissionais formados em outras áreas da engenharia podem se especializar em aeronáutica.

“Esses acadêmicos podem, futuramente, buscar um curso de especialização, mestrado ou doutorado em Engenharia Aeronáutica, em instituições como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP campus de São Carlos)”, explica Ramón. 

Equipe do curso de engenharia (reprodução, UFGD)