Adeus calorão? Frente fria com tempestades pode diminuir temperaturas em MS
Chuvas podem ser registradas em todas as regiões do Estado
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A semana começa com calor que ultrapassa os 43°C em Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (23). No entanto, a chegada de uma frente fria pode amenizar as temperaturas, com chances de tempestades em quase todas as regiões do Estado.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), chuvas isoladas são favorecidas pelo aquecimento diurno. Nesta segunda, a umidade relativa do ar estará em índice crítico, de 15 a 35%, com pontuais rajadas de vento, podendo chegar a 60 km/h.
Na terça-feira (24), a previsão é de sol, mas com mudança no tempo para aproximação de chuvas e tempestades acompanhadas de ventos, raios e granizo. A maior probabilidade de ocorrência das chuvas e tempestades são nas regiões central, sul, sudeste e norte do Estado. A instabilidade acontece pelo aquecimento diurno e deslocamento de cavados.
Estão previstas temperaturas mínimas entre 23 e 24°C e máximas que podem atingir os 36°C na região sul. Para as outras regiões do Estado, temperaturas mínimas entre 24 e 29°C e máximas de até 37 a 39°C. As maiores temperaturas estão previstas para as regiões pantaneira, sudoeste e norte do Estado.
Em Campo Grande, mínima de 25°C e máximas de até 34°C. Em grande parte de MS, os ventos atuam do quadrante oeste com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.
Já na quarta (25) e quinta-feira (26), há maior probabilidade de chuvas de intensidade fraca a localmente forte. Algumas regiões podem registrar temporal com ventania e queda de granizo. As instabilidades atmosféricas podem atingir todo o Estado, mas o destaque é para a região central, sul, leste, nordeste e norte do Estado.
Frente fria
Nestes dias, o deslocamento de cavados, aliado a uma frente fria oceânica associada ao ciclone extratropical, além do transporte de calor e umidade, favorecem a formação de nuvens e chuvas. Para as regiões sul, bolsão e leste do Estado, são previstas mínimas entre 20 e 24°C e máximas que podem atingir os 33°C.
Para as regiões norte, pantaneira e sudoeste, temperaturas mínimas
entre 23 e 26°C e máximas de até 35°C. Em Campo Grande, mínima de 23°C e máximas de até 31°C. Os ventos variam do quadrante norte e oeste com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h.
A partir da sexta-feira (27), a aproximação de uma frente fria, deverá favorecer chuvas com acumulados significativos e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Conforme o monitoramento, até 31 de outubro são esperados acumulados de chuvas de 100 a 125, principalmente nas regiões sul, sudeste e leste.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.