Adeus calorão? Frente fria com tempestades pode diminuir temperaturas em MS

Chuvas podem ser registradas em todas as regiões do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva
Chuva em Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)

A semana começa com calor que ultrapassa os 43°C em Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (23). No entanto, a chegada de uma frente fria pode amenizar as temperaturas, com chances de tempestades em quase todas as regiões do Estado.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), chuvas isoladas são favorecidas pelo aquecimento diurno. Nesta segunda, a umidade relativa do ar estará em índice crítico, de 15 a 35%, com pontuais rajadas de vento, podendo chegar a 60 km/h.

Na terça-feira (24), a previsão é de sol, mas com mudança no tempo para aproximação de chuvas e tempestades acompanhadas de ventos, raios e granizo. A maior probabilidade de ocorrência das chuvas e tempestades são nas regiões central, sul, sudeste e norte do Estado. A instabilidade acontece pelo aquecimento diurno e deslocamento de cavados.

Estão previstas temperaturas mínimas entre 23 e 24°C e máximas que podem atingir os 36°C na região sul. Para as outras regiões do Estado, temperaturas mínimas entre 24 e 29°C e máximas de até 37 a 39°C. As maiores temperaturas estão previstas para as regiões pantaneira, sudoeste e norte do Estado.

Em Campo Grande, mínima de 25°C e máximas de até 34°C. Em grande parte de MS, os ventos atuam do quadrante oeste com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Já na quarta (25) e quinta-feira (26), há maior probabilidade de chuvas de intensidade fraca a localmente forte. Algumas regiões podem registrar temporal com ventania e queda de granizo. As instabilidades atmosféricas podem atingir todo o Estado, mas o destaque é para a região central, sul, leste, nordeste e norte do Estado.

Frente fria

Nestes dias, o deslocamento de cavados, aliado a uma frente fria oceânica associada ao ciclone extratropical, além do transporte de calor e umidade, favorecem a formação de nuvens e chuvas. Para as regiões sul, bolsão e leste do Estado, são previstas mínimas entre 20 e 24°C e máximas que podem atingir os 33°C.

Para as regiões norte, pantaneira e sudoeste, temperaturas mínimas
entre 23 e 26°C e máximas de até 35°C. Em Campo Grande, mínima de 23°C e máximas de até 31°C. Os ventos variam do quadrante norte e oeste com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h.

A partir da sexta-feira (27), a aproximação de uma frente fria, deverá favorecer chuvas com acumulados significativos e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Conforme o monitoramento, até 31 de outubro são esperados acumulados de chuvas de 100 a 125, principalmente nas regiões sul, sudeste e leste.

Conteúdos relacionados