Moradores do bairro Vila Popular, em Campo Grande, denunciam momentos agoniantes que vivem por causa de um Pitbull que dilacera e mata cachorros em uma residência na região. Segundo relato, animais vivem numa mesma residência e não recebem tratamentos adequados por parte dos donos. Cães estariam vivendo em situação de maus-tratos, com falta de alimentação e água, e vizinhos estimam ao menos três cachorros mortos pelo Pitbull, inclusive um deles nesta quinta-feira (22).

Segundo uma moradora da região, que terá sua identidade preservada, a casa onde acontece a violência é alugada e o casal mora há cerca de seis meses. Os problemas, então, começaram quando uma cadela vira-lata da residência deu cria. Assim, metade dos filhotes teriam morrido por falta de cuidados dos donos, enquanto os poucos que sobreviveram passaram a ser mortos pelo pitbull. Vizinhos estimam que ao menos três cachorros foram mortos até agora.

“É muito agoniante, porque eu tenho duas cachorras e eu fico aqui ouvindo. Eu e os outros vizinhos tentamos acudir, jogamos água e ração para dentro do portão para tentar fazer o pitbull soltar os cachorros, mas com tudo fechado fica difícil de acudir”, lamenta, com a voz embargada.

Conforme a denúncia, o motivo do animal matar os outros seria fome ou estresse, tendo em vista que não recebe cuidados.

Confira o vídeo feito por morador da região e enviado ao Jornal Midiamax:

Imagens foram borradas por se tratar de conteúdo sensível (Vídeo: Imagens/Arquivos Pessoais)

Donos não ficariam em casa

Segundo uma das moradoras, os donos da residência já foram alertados pela vizinhança, mas nada foi resolvido até agora. “O cara vem, prende o pitbull lá dentro, limpa o que tem que limpar, mas volta a acontecer”, ressalta. Além disso, eles mal ficariam em casa e sempre estão fora.

Moradora ainda explica que, quando acontece do pitbull matar outros cachorros, é possível ouvir todo o barulho, tanto gritos e choro do animal sendo morto, quanto dos demais bichos uivando e chorando na redondeza.

Vizinha aponta que já acionou a polícia várias vezes e que policiais foram até a residência uma vez, mas não encontraram irregularidades.

Agora, moradores tentarão contato com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) para tentar resolver a situação.

Tutor nega que cães tenham sido mortos

Proprietário de animais alvo de denúncias por vizinhos negou existência de maus-tratos ao Jornal Midiamax. Na tarde desta sexta-feira (23), o tutor disse que seu cão da raça pitbull não tenha matado qualquer dos animais de menor porte.

Quanto ao animal de cor preta que aparece sendo atacado pelo pitbull, o jovem afirmou que não há ferimentos, marcas ou machucados no cão, que permanece vivo. Ele disse que, após as denúncias, que os animais foram recolhidos por autoridades policiais – em casa, teria permanecido apenas o pitbull.

“Ele não matou nenhum animal. Ali falam que ele matou 3 animais, mas ele não matou nenhum. Ele nunca atacou ninguém, não teve nada disso. O que já teve foi uma briga quando a outra cadela estava no cio, só duas vezes, e eu os separei, ficaram separados”, disse à reportagem. “Fora do cío eles ficam juntos o tempo inteiro”, acrescentou.

O tutor disse, ainda, que não tem problema com os vizinhos e contesta que não resida no local. “Não é que eu só passe lá de vez em quando, como disseram, mas é que eu trabalho 14 horas por dia. Não tenho problema com vizinho. Poderiam ter chegado e falado comigo lá. Estou me sentindo mal por causa disso aí, fui colocado como um monstro”, disse. “Parece que sou um monstro, que eu não cuido deles, não é verdade”, conclui.

*Atualizada às 16h42 para acréscimo de informação