Moradores de , distante 115 km de , estão incomodados com o treinamento militar de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) que há uma semana sobrevoa diariamente o município. São aeronaves de modelo A-29 Super Tucano, pertencentes a de Campo Grande, e em treinamento militar.

Moradores do município entraram em contato com o Jornal Midiamax para relatar que os dias têm sito difíceis devido ao barulho causado pelos aviões. “Aviões das FFAA estão tirando a paz e sossego dos nossos moradores de Dois Irmãos do Buriti. Dão rasantes sobre a avenida”, disse um morador.

Outra moradora afirma que o barulho tem deixado crianças assustadas. “Não aguentamos mais isso, as crianças choram muito por causa do barulho que é alto. Teve um dia que foi das 8h até as 15h”, relatou.

Em nota, a FAB informou que realiza treinamentos rotineiros com o objetivo de manter o preparo e o pronto-emprego dos meios aéreos sob sua responsabilidade, para cumprir a sua missão de manter a soberania do espaço aéreo com vistas a defesa da Pátria.

Aeronaves de caça A-29 Super Tucano da Base Aérea de Campo Grande realizam treinamentos na região de Dois Irmãos do Buriti. Os voos são realizados dentro dos padrões de segurança recomendados.

Treinamento de guerra simulada

Em agosto, a Base Aérea de Campo Grande (BACG) recebeu a EXCON TÁPIO 2022, atividade de cunho militar com objetivo de aprimorar a capacidade da FAB (Força Aérea Brasileira) com simulações de guerra, incluindo missões de paz da ONU.

A FAB também conta com a participação da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), que enviou para a BACG pelo segundo ano consecutivo um C-17 Globemaster, aeronave cargueira responsável por trazer os modernos helicópteros HH-60G Pave Hawk.