Um cão foi amarrado a um poste e supostamente abandonado por um homem ainda não identificado em frente a um petshop, na manhã desta quinta-feira (20), na Avenida Tamandaré, na Vila Planalto, em Campo Grande. A ocorrência foi registrada por uma câmara de segurança, que revela um homem amarrando o animal com uma corda em um poste de energia. Em seguida, o cachorro é deixado no local, sem água e sem comida. Funcionários do Pet Shop Campo Grande, da Avenida Tamandaré, encontraram o cão nesta manhã, quando chegaram à loja.

O animal foi acolhido, recebendo água, comida e carinho. Uma funcionária do estabelecimento conversou com a equipe de reportagem do Midiamax e disse que o cão é muito dócil.

[Colocar ALT]
Foto: Divulgação

“Eu cheguei hoje cedo e ele estava amarrado. Coloquei ele dentro do pet shop para darmos ração e água. Ele é muito bonzinho”, disse a funcionária, que destacou, ainda, que o animal está disponível para adoção. Ela também afirmou que populares já teriam visto o cachorro vagando pela região do Jardim Seminário.

“Estamos buscando um lar para ele. É um cão de porte médio e não podemos ficar com ele aqui na loja. Não sabemos, também, se o homem que aparece nas imagens seria o dono ou alguém que encontrou o animal perdido. Mas, de qualquer forma, está errado. Deixou o cachorro às 6h30 da manhã e nós da loja só chegamos às 8h”, traz publicação do pet shop nas redes sociais.

Você sabia que abandonar animais é crime?

O abandono de animais é considerado crime de maus-tratos no Brasil, pela Constituição Federal e pela Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/98. Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime. A punição pode resultar em prisão, multa ou a perda da guarda do animal, de acordo com as leis vigentes do Brasil.

A Lei é válida para quaisquer tipos de animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos, de pequenos, médios ou grande porte. No caso dos animais de grande porte, não são raros os casos de acidentes em rodovias envolvendo bovinos, equinos e muares. Isso coloca em risco a vida do animal, a segurança de condutores e população em geral.

Atualmente, a legislação prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa para quem pratica atos contra quaisquer tipos de animais silvestres, domésticos, de todos os portes, nativos ou exóticos.

Quem se interessou em ser o novo dono do cãozinho abandonado pode entrar em contato com o Pet Shop Campo Grande pelo telefone: (67) 98435-0007.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pet Shop Campo Grande (@petshopcampogrande)