Varal solidário e busão da vacina mobilizam moradores no Cras Aero Rancho

As famílias foram atendidas nesta sexta-feira (4)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Famílias atendidas pelo Cras Aero Rancho tiveram a oportunidade, nesta sexta-feira (04), de participar de um Varal Solidário, organizado pela equipe da unidade.

A coordenadora Maria de Lourdes Castro Nunes Quintana explicou que a ideia surgiu devido à presença do Busão da Vacina, que ficou estacionado na unidade oferecendo oportunidade para os moradores do bairro colocarem em dia a vacina contra a Covid-19.

“Sempre recebemos muita doação de parceiros e como hoje a expectativa é que passe pelo menos 500 pessoas no Cras, aproveitamos para organizar o Varal”, disse. As roupas foram dispostas em varais espalhados na área externa da unidade para evitar aglomeração.

Todos os protocolos de segurança foram seguidos, inclusive com a oferta de máscaras logo na entrada da unidade. Pelo menos mil peças de roupas femininas, infantis e até camisas sociais masculinas, além de calçados, estão expostas.

Os usuários passam pelos varais e selecionam o que desejam levar. Não há regras quanto ao número de peças que cada pessoa pode pegar.

Sem trabalhar desde o início da pandemia, há dois anos, a dona- de-casa Cristiane Vieira Rodrigues estava animada escolhendo as peças para os três filhos. “Eles já receberam o uniforme escolar da Prefeitura, o que ajudou muito. Agora estou vendo algumas peças para eles usarem fora da escola”, ressaltou.

Mãe de dois filhos, de oito e três anos, a dona-de-casa Ana Claudia Gomes Ferreira foi tomar a terceira dose da vacina e aproveitou para escolher roupas para a família. “Achei a ideia muito boa E fiquei surpresa com a qualidade das roupas. Foram muito bem selecionadas”, pontuou.

Busão da Vacina

Com capacidade para aplicar 400 doses diárias, o ônibus que percorre o país pertence a Cruz Vermelha Brasileira e, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está percorrendo bairros de Campo Grande desde janeiro para facilitar o acesso da população que mora em regiões afastadas ou em situação de vulnerabilidade à vacinação.

De acordo com o responsável técnico pelo veículo, Rodrigo Silva, o ônibus dispõe de duas mil doses e deve encerrar sua programação em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira.

Ao todo, 15 profissionais entre voluntários da Cruz Vermelha e técnicos da Sesau trabalham no ônibus organizando o atendimento e aplicando as vacinas. Apenas crianças de 5 a 11 anos não podem se vacinar no veículo. É importante levar documento oficial com foto e comprovante de vacinação para ter acesso ao serviço.

Conteúdos relacionados