A Cidade Universitária da UFGD (Universidade Federal da Grande ) recebe entre segunda (05) e terça-feira (06), a unidade móvel do Instituto do Hospital de Amor para a realização de exames gratuitos de e papanicolau. 

A ação será feita na unidade 2 da universidade e tem o objetivo de facilitar o acesso a esses exames para mulheres que estudam, trabalham ou moram próximo à UFGD. 

A realização desses exames é uma das melhores maneiras de detectar casos de câncer de útero e de mama ainda nos estágios iniciais, fases em que o tratamento tem mais chance de sucesso.

Poderá fazer a mamografia mulheres de 40 a 69 anos. Já para o papanicolau, a idade é entre 25 e 64 anos. As orientações para quem for fazer o papanicolau é de que não pode ter feito relações sexuais nem usado pomadas ginecológicas pelo menos dois dias antes do exame. Também não pode fazer o exame quem estiver menstruada.

Os resultados estarão disponíveis para retirada na Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) para quem mora em outra cidade. Os residentes de Dourados receberão pelos Correios.

Caso seja necessário, a equipe do Hospital de Amor solicitará exames complementares. Em caso de alguma lesão encontrada, a pessoa será encaminhada para a de Assistência dos Servidores do Estado de (CASSEMS), que é referência no município.

Como participar?

As interessadas em fazer os exames na unidade móvel do Hospital do Amor precisam agendar presencialmente na PROAE, localizada próxima à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), ou pela internet, por meio de formulário eletrônico.

A confirmação do agendamento será dada pela Coordenadoria de Formação e Integração Comunitária (COFIC) da PROAE, que é a realizadora da ação na UFGD. 

No dia e no horário combinados, as participantes precisam apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. A unidade móvel estará no estacionamento ao lado do Restaurante Universitário e a ação acontecerá das 9h às 15h30, na segunda-feira, e das 7h30 às 15h30, na terça-feira.

Outras informações podem ser obtidas na COFIC/PROAE pelo telefone: 3410- 2876.