“É um milagre meu filho estar vivo e bem”. São estas as palavras da mãe de um rapaz de 24 anos, atingido por um tiro no rosto, durante suposto acerto de contas no bairro , região sul de Campo Grande. Após 14 dias, em que ele chegou a ficar em coma e os médicos realizaram cirurgia de urgência, o rapaz teve alta médica.

Ao chegar ao hospital, pela equipe Alfa do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), o baleado passou alguns dias na ala vermelha, até ser estabilizado. Houve diversas avaliações no período até internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas, o trauma foi revertido com sucesso e o paciente voltou para casa, na última segunda-feira (1°). 

[Colocar ALT]
Crédito das fotos: Santa Casa/Divulgação

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o jovem saiu da Santa Casa em “um contexto completamente diferente” do que entrou, “estável e feliz pela evolução”. 

Um dos médicos que o atendeu, o neurocirurgião Wolnei Zeviani ressaltou que o projétil de arma de fogo entrou pela boca e ficou alojado na coluna vertebral cervical. Já no início, foi avaliada a possibilidade de fazer a cirurgia, principalmente, pelo fato da equipe não saber se o paciente teria sequelas. 

“O fragmento poderia causar lesão térmica à medula espinhal ou lesão em uma importante artéria que irriga o cérebro, artéria vertebral”, comentou. Mesmo assim, foi feito o procedimento cirúrgico de urgência. 

“Realizamos a cirurgia para retirada de fragmentos do projétil que estavam alojados na cavidade oral, contivemos o sangramento, reparamos os ferimentos da língua e mucosa, e além disso também removemos fragmentos ósseos e dentários de forma rápida e segura”, explicou outro médico, Lucas Meurer.

Com o tempo, foi retirado o sedativo. Depois, a equipe constatou que não seria possível a retirada do tubo, pois ainda havia inchaço em parte da garganta, o que dificultaria a sua respiração, sendo então feita uma traqueostomia para facilitar a chegada de ar até os pulmões. Em seguida, observaram a alimentação via oral no momento da alta médica. 

Crédito: Polícia Militar/Divulgação

 

Entenda o caso

O rapaz ficou em coma logo após o crime, que ocorreu no dia 18 de janeiro deste ano. Um dos autores acabou preso por equipes do BpChoque (Batalhão de Choque da Polícia Militar).

No dia, testemunhas relataram que o crime ocorreu motivado por um acerto de contas, enquanto a vítima de 24 anos estava em um depósito de materiais recicláveis. Câmeras de segurança flagraram o momento em que o rapaz foi ferido com um tiro no rosto. Nas imagens, é possível ver o momento em que ele é abordado pelos ocupantes do Gol branco.

Um dos ocupantes desce do carro, armado, e na discussão atira contra o rosto da vítima, que cai no chão. Testemunhas relataram que o rapaz estava consciente e conseguiu se levantar após ser atingido pelo disparo.

Horas após o crime, policiais prenderam um dos autores e o comparsa, além das residências que ele frequenta, já foi identificado — contudo, ele segue foragido. No local, foi encontrado o carro utilizado na fuga, a casa estava aberta e a porta da geladeira também, o que indica que o autor teria acabado de sair dali.

Por meio da localização de alguns cartões de lojas, os militares chegaram até um estabelecimento comercial, onde encontraram o homem, que foi preso em flagrante. Ele revelou a identidade do comparsa, autor dos disparos. O suspeito já havia sido preso por tráfico de drogas.