Três postos de saúde abrem no feriadão para vacinação contra poliomielite em Campo Grande
Crianças entre 1 e 4 anos devem ser vacinadas contra a poliomielite
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Campo Grande realiza plantão de vacinação contra a poliomielite em três unidades de saúde no feriadão (10, 11 e 12 de outubro). O atendimento acontece de 7h30 às 17h, sem intervalo, na UBS Dona Neta, USF Moreninha e UBS 26 de Agosto.
Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis, além do imunizante contra a Covid-19 e Influenza. Neste sábado (8), também houve plantão nas unidades.
Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, crianças entre 1 e 4 anos devem ser vacinadas indiscriminadamente contra a poliomielite, mesmo se tiverem recebido um ou mais reforço da vacina há pelo menos 30 dias.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que teve início no dia 8 de agosto, foi encerrada no dia 30 de Setembro com cobertura de 25% em Campo Grande. As doses continuam disponíveis em todas as unidades.
A parcial da cobertura geral da vacinação contra a doença na Capital, ou seja, no período anterior e posterior a campanha, é de cerca de 74% do público de até um ano, idade em que é preconizado pelo Ministério da Saúde o rastreio das doses aplicadas. Nesta idade a meta estabelecida pelo órgão é de 95%.
Campo Grande mantém 73 unidades abertas durante todo o dia de segunda a sexta-feira para vacinação de segunda a sexta-feira. Aos sábados e feriados são abertas unidades de referência e realizadas ações extramuros e itinerantes em espaços de grande circulação de pessoas, como shoppings, por exemplo.
Como uma forma de ampliar a cobertura vacinal, sobretudo das crianças, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) tem intensificado as ações de vacinação nas escolas municipais infantis, as EMEIS, mesmo com o fim da campanha.
A vacina contra poliomielite protege crianças da doença que ficou popularmente conhecida como Paralisia Infantil, e há mais de trinta anos não há novos casos registrados no Brasil.
Contudo, a decisão de uma nova campanha partiu do princípio de que o vírus ainda estar circulante em alguns países e haver casos novos em locais onde não se tinha mais registro da doença, como é o caso dos Estados Unidos, que confirmou o diagnóstico em um adulto não vacinado em julho.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.