Uma mulher, que não teve identidade revelada, usou um grupo de WhatsApp dos moradores do bairro Bonança, em Campo Grande, para denunciar uma suposta falta de uniforme para alunos acima de peso. Segundo ela, o menino de 11 anos não recebeu camisetas e chegaram a oferecer uma por R$ 45.

Na postagem, a mulher fala: “…alguém tem camiseta da escola municipal tamanho adulto? Meu sobrinho é gordinho, este ano não deram uniforme e chegaram a oferecer uma camiseta da escola no valor de R$ 45. Eu não acho justo a minha irmã comprar uma camiseta, que é doada”, diz.

Horas após a postagem, a tia fala que conseguiu várias doações. Uma dona de casa, de 35 anos, que também participa do grupo fala que achou absurda a situação.

“Eu fiquei indignada quando vi e chamei a tia no particular, no WhatsApp. Na hora já comentei que meu filho sempre recebeu uniforme. No caso dele é escola estadual. Ele sempre estudou lá, desde os 7 anos. O uniforme é doado, isso não pode acontecer”, comentou.  

Confira nota emitida pela sobre o caso:

“A Secretaria Municipal de esclarece que os uniformes da Rede Municipal de Ensino não são comercializados e são entregues aos alunos no início do ano letivo. Neste ano, todos os aproximadamente 109 mil alunos da REME, desde o grupo 1 (alunos de 4 meses) até o 9° ano do ensino fundamental das escolas urbanas e do campo e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos/EJA, receberam, de acordo com o ano e a unidade escolar, camiseta, bermuda, blusa de moletom, calça, jaqueta, mochila, meia e tênis.

A Semed afirma que os uniformes de maneira alguma são vendidos nas unidades escolares. Inclusive, até hoje, a Semed em todo o seu histórico jamais recebeu denúncias sobre comercialização de uniforme para alunos. Neste sentido, solicitamos por gentileza, que a redação nos encaminhe o nome da escola municipal que a em questão acusa de tal prática. Pois, se tal prática está ocorrendo, se faz necessária, inclusive por parte da família, que seja denunciado na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação através do telefone 2020-3919 ou pessoalmente, no endereço Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida, que as medidas cabíveis serão tomadas. A SEMED não compactua com este tipo de atitude.

Em relação a situações específicas dos alunos com o tamanho dos uniformes, a solicitação de troca deve ser feita na própria secretaria da unidade escolar. Os uniformes são distribuídos conforme as necessidades de cada aluno e atende a todas as numerações, inclusive tamanhos plus size”.

*Atualizada às 15h39 para acréscimo de nota da Semed