A Prefeitura de Maracaju, a 160 quilômetros de , comemora neste sábado 98 anos de emancipação política. Conhecida como Terra da Linguiça, pela festa da iguaria culinária, a cidade celebra histórias e curiosidades, dentre os seus mais de 40 mil habitantes, sendo o 11° município de Mato Grosso do Sul mais populoso, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O município está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, próximo à cidade de Dourados. De 1997 a 2004 estiveram no cargo por dois mandatos consecutivos Reinaldo Azambuja, atual Governador do Estado – mandato 2015-2018). De 2005 a 2008 foi prefeito o médico Maurilio Azambuja. De 2009 a 2012 o prefeito foi Celso Luiz da Silva Vargas. O atual prefeito (2013-2016) é novamente Dr. Maurilio Azambuja.

Na sua história política-administrativa, estiveram como administradores municipais, sucedendo-se cronologicamente, João Pedro Fernandes, Basílio Braum, Jovino Faustino Silvério, Major J. Carlos de Araujo e Silva, João Pedro Fernandes, Manoel Ferreira de Lima, Francisco Bernardes, Sebastião Alves Corrêa, substituído em 1955 por Domingos Marcondes Terra e, posteriormente, Aristides Martins Barbosa, Sebastião Corrêa Bueno, Francisco Bernardes Ferreira, Lourival Duarte de Alvarenga, Luiz Gonzaga Prata Braga, Jair do Couto e, em 15 de novembro de 1988, foi eleito prefeito municipal Luiz Gonzaga Prata Braga, que assumiu o poder executivo municipal em 1 de janeiro de 1989. Rogério Lopes Posser foi eleito em 3 de Outubro de 1992 e empossado em 1 de Janeiro de 1993.

Quanto à economia, o forte da arrecadação é a agropecuária, pois passou de 12ª para 6ª maior economia do Estado e teve seu PIB (Produto Interno Bruto) um crescimento recorde, superior a 516%.

Cidade de Maracaju
Cidade de Maracaju. (Foto: Divulgação)

Campo Grande ‘capital de Maracaju'?

Algumas informações sobre a fundação de Campo Grande foi, por anos, histórias controversas, isso porque antigos apontavam que a Capital Morena era capital do ‘Estado de Maracaki', em 1930.

O fato é que, sem documentos que comprovem que houve de fato um movimento divisionista que transformou a cidade na capital de Maracaju, a tese foi se espalhando e muitos acreditam ser verdade até hoje. Contudo, historiadores defendem que tudo não passa de um equívoco.

Os discursos a respeito da criação de um novo Estado começaram a surgir na década de 1932, enquanto ocorria a Revolução Constitucionalista. O movimento era liderado por São Paulo, defendia uma nova Constituição e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas.

Na época, cidades do Sul do até então Mato Grosso, como Campo Grande, e Maracaju, por exemplo, aderem à Revolução, conforme explica a historiadora e diretora do IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul), Madalena Greco.

Escultura mais mais ‘Aesthetic' de MS

O Jornal Midiamax publicou uma matéria fazendo uma pergunta: “qual dessas estátuas é a mais aesthetic de MS?” seguida de várias esculturas que chamam a atenção dos olhos curiosos que circulam pelo Estado. O embate logo foi para o Instagram e várias pessoas votaram na enquete para eleger qual das esculturas é a que mais representa a estética sul-mato-grossense.

Depois de muita batalha, votos e preferências, finalmente chegou a um resultado: a Linguiçona de Maracaju, eleita pela maioria dos moradores daqui, ganhando até mesmo do Sobazão da Feira Central, Guampa de Tereré da Orla do Aeroporto e o dinossauro de Nioaque.

A tradicional Festa da Linguiça retornou, em abril deste ano, após dois anos suspensas – devida à pandemia. Para animar e unir os morador, em 2022, a festa reuniu de Mariana e Matheus na sexta e apresentação da famosa dupla sertaneja Marcos e Belutti. Evento foi realizado no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza.

Festa de aniversário de Maracaju

As comemorações para o aniversário da cidade começaram no início do mês de junho, com uma série de eventos, a partir da 51º Expomara. Neste sábado, às 7h, será feita a Missa de Ação de Graças, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Logo depois, às 9h, será vez do Desfile Cívico, em frente à Prefeitura Municipal.

Calendário

11 de Junho

  • 7h – Missa em Ação de Graças pelo Aniversário de Maracaju (Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida)
  • 8h – Recepção de autoridades e visitantes (Paço Municipal/ Pref. de Maracaju)
  • 8h30 – Assinatura de convênios e ordens de serviço
  • 9h30 – Cerimônia Oficial Aniversário de Maracaju (Desfile Cívico, pronunciamentos)
  • 11h – Inauguração Arena Esportiva – Centro Olímpico (Governo do MS e Pref. de Maracaju)
  • 11h30 – Visita Técnica – João Pedro Fernandes (Governo do MS e Pref. de Maracaju)
  • 23h – Loubet com entrada franca (Parceria com Governo do MS)

14 de Junho

  • 19h – Assinatura de Emendas Impositivas de vereadores (Referente ao 1º semestre 2022). Evento da Câmara Municipal.

28 de Junho

  • 19h – Sessão Solene (Entrega do Título Cidadão Maracajuense). Evento da Câmara Municipal.

29 de Junho

  • 20h – Cerimônia de Inauguração Praça Central – Nestor Pires Barbosa
  • 20h30 – Show João Bosco e Vinícius com entrada franca (Parceria com Fundação de Cultura do MS).