A pandemia – iniciada em 2020 – afetou todos os setores da sociedade. Os eventos até hoje sentem os impactos por terem sido os primeiros a pararem, mas os últimos a voltarem. Desde então, vários eventos tradicionais de Mato Grosso do Sul que estavam suspensos por causa da começaram a dar as caras novamente. Um deles, em especial, é a Festa da Linguiça, realizada em Maracaju.

Depois de dois anos sem a edição, a festa retoma a programação no final de abril de 2022 – dias 29 e 30 de abril e 1º de maio –  com a maior expectativa de público de todos os anos. Apesar da corrida contra o tempo para incluir novamente a Festa da Linguiça no calendário, os organizadores afirmam que é um evento que celebrará o retorno. Além disso, a animação do público é alta.

Ao longo desses dois anos de rigorosas normas de biossegurança, os organizadores do evento afirmam que foi uma época bem difícil para a cidade. Considerado um dos maiores eventos gastronômicos de Mato Grosso do Sul, o comércio foi afetado durante esse período de hiato.

“Não foi muito fácil ficar esse tempo todo sem a Festa da Linguiça. É uma festa tradicional no Estado todo. Foram momentos difíceis, uma época que marcou toda a população mundial e aqui não é diferente. A gente tem esse evento como o maior evento gastronômico do Estado de MS. Ele fomenta todo o comércio da cidade, atrai todas as pessoas das partes do estado e de fora. Então, foi sentido por todo o Estado, e por nós principalmente”, afirmou Julio Silva Carlonga, presidente do Rotary Club de , instituição que organiza a festa, ao MidiaMAIS.

Grandes expectativas

Carlonga afirma que o pouco tempo para organizar a festa tem sido um desafio. Mesmo assim, a cidade inteira já está com grandes expectativas.

“Tivemos pouco tempo para trabalhar porque, até o final do ano passado, não tínhamos certeza ainda da festa por conta da pandemia. Só no início desse ano tivemos essa confirmação que teríamos a festa. Então, a gente teve correr contra o tempo para organizar um evento grandioso”, contou o responsável.

De hotéis lotados até áreas de esgotadas, Maracaju volta a sorrir novamente. Segundo Julio, existe a grande chance de que a Festa da Linguiça 2022 registre o maior público de todas as edições.

Questionado sobre as normas de segurança, o organizador informa que aguarda os tramites da vigilância sanitária para incluir as medidas no evento. “Todas as normas que forem solicitadas serão seguidas à risca”, disse.

Festa da Linguiça

Com atrações nacionais, a Festa da Linguiça, em Maracaju, será realizada nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio. A edição contará com show Mariana e Matheus na sexta (entrada gratuita) e apresentação da famosa sertaneja Marcos e Belutti, no sábado. Evento será realizado no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza.

Com caráter filantrópico, a Festa da Linguiça de Maracaju oferece várias atividades ao público e gastronomia, que inclui a famosa linguiça de Maracaju.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok


Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.