Tem problema de pele? Saiba como se consultar de graça com dermatologista em Campo Grande

O morador pode ter atendimento gratuito com especialista por meio do SUS na Capital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: ilustrativa

Muitos moradores enfrentam problemas de pele desde as mais simples, como a acne, até problemas mais graves, como o câncer de pele, e não sabem como recorrer a um tratamento. Em Campo Grande, é possível que o paciente se consulte e até passe por cirurgia dermatológica gratuitamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Assim como as demais especialidades, o caminho, primeiramente, é procurar uma unidade de saúde próxima para conseguir um encaminhamento para um dos oito dermatologistas que atendem na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Sem saber que poderia recorrer a um especialista na rede pública para buscar solução às acnes da filha adolescente, Ellen Aparecida, de 34 anos, buscou por médico particular e o tratamento deu ‘aquela pesada no bolso’ da auxiliar administrativa.

“Por se tratar de algo mais simples, espinhas no caso, pensei que não ia ter como se consultar com médico da saúde pública. Aí busquei consulta particular para minha filha. Com a consulta e medicamentos ficou quase R$ 300. Querendo ou não, pesa”, disse.

Conforme a Sesau, o atendimento laboratorial é realizado nas unidades da rede de especialidades do Município para crianças e adultos, independente do caso. Seja acne, alergias, rosácea, milium, melasma, dentre outras situações, o paciente é passado por consulta. E caso seja necessária alguma cirurgia, ele é encaminhado para hospital.

“Os tratamentos clínicos são feitos nos ambulatórios de especialidades (Centro de Especialidades Médicas e Centro de Especialidades Médicas Infantis), com o devido encaminhamento feito pela atenção primária. O paciente deve necessariamente passar por uma consulta na unidade básica para ser encaminhado. E caso tenha necessidade de intervenção ou pequena cirurgia é encaminhada para um serviço hospitalar conveniado”, disse em nota.

Ainda segundo a secretaria, são ofertadas aproximadamente 1,8 mil vagas para consultas ambulatoriais em dermatologia por mês em Campo Grande. Além dos oito dermatologistas que já atendem no sistema de saúde pública, outros três devem integrar a equipe após convocação de concurso.

Cuidados básicos com a pele

Em reportagem do MidiaMAIS, a Dra. Isadora Santamarina (CRM/8547; RQE/6254) – formada pela Universidade de Uberaba (MG), com especialização em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – disse como é possível ter cuidados básicos com a pele em casa. A famosa “rotina de skincare”.

Primeiro de tudo, é necessário entender o que significa skincare. Traduzido do inglês para o português, refere-se aos cuidados com a pele.

“Essa rotina deve ser estabelecida por um médico Dermatologista que, após uma consulta e avaliação correta da pele, vai ser capaz de definir os focos de tratamento para melhorar a qualidade e viço”, explica a médica.

Além disso, é importante ressaltar que cada pessoa tem sua própria necessidade de tratamento, desde oleosidade, anti-idade, manchas, acne, entre outros. Agora que você já sabe o que significa, veja como definir os cuidados corretos.

O que levar em conta na rotina de skincare?

O primeiro passo para uma rotina de skincare eficaz é entender qual foco deve ser tratado: cicatrizes, flacidez, rugas, acne, oleosidade e assim por diante. É necessário saber o objetivo porque é a partir dele que serão definidos os melhores métodos e princípios ativos.

No meio de tantas opções no mercado, Isadora alerta: “Sempre opte por dermocosméticos, eles são diferentes dos cosméticos, pois passam por comprovação científica de que realmente trazem os benefícios que prometem e são rigorosamente controlados Anvisa”, explica a diferença.

Quais são as etapas essenciais do skincare?

Confira o cronograma para uma rotina de skincare completa:

  1. Lavagem da face 2 vezes ao dia com gel de limpeza específico para o seu tipo de pele (oleosa, mista, seca, sensível). Evite lavagens excessivas.
  2. Água Micelar para completar a limpeza da pele. Ela ajuda a limpar sem agredir.
  3. Esfoliantes e tônicos faciais no máximo 2 vezes por semana.
  4. Hidrante! Mesmo as peles oleosas precisam da hidratação.
  5. Uso de ácidos noturnos; estes devem ser prescritos por um Dermatologista.
  6. Antioxidante, como a famosa Vitamina C, antes do filtro solar.
  7. Por fim, o mais importante: filtro solar. Os raios solares são responsáveis por cerca de 80% das causas do envelhecimento cutâneo. Opte sempre por fatores de proteção maiores que 30.

A dermatologista ainda explica que precisa ter disciplina para manter uma rotina de skincare ideal. Ou seja, as melhoras não vão acontecer se você cuidar da pele uma vez ou outra, tem que ser todos os dias.

Os produtos também são flexíveis e podem ser trocados a cada evolução do paciente.

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros