Uma das tradições de maior sucesso no Dia de Santo Antônio, padroeiro de e conhecido como Santo Casamenteiro, é a entrega do bolo com as alianças abençoadas. Neste ano, o formato drive-thru com a entrega de 7 mil bolos de pote segue a todo vapor. Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (13), os vouchers para a compra do bolo já haviam acabado.

A equipe de reportagem esteve na Igreja Santo Antônio nesta manhã. Deissy Alves, coordenadora geral do evento, contou ao Jornal Midiamax que tudo só foi possível devido ao trabalho em equipe.

Deissy Paróquia Santo Antônio
Deissy ressalta trabalho em equipe para manter tradição de Santo Antônio (Foto: de França/Jornal Midiamax)

“As pessoas chegaram muito emocionadas desde as 6h da manhã. A ideia dos bolos de pote foi muito boa para a comunidade porque teve praticidade. Foram 75 mulheres trabalhando, das 6h às 22h da noite para fazer o evento”, revela.

Assim, o padre abençoou os bolos e, às 6h30, começaram as entregas. Por volta de 8h15 todos os convites para a compra da abençoada já tinham esgotados. Portanto, quem chegou depois do horário não conseguiu adquirir.

É o caso da devota Maria dos Santos, 68 anos. Ela saiu da sua casa na Mata do Jacinto bem cedo para chegar a tempo na igreja, mas os bolos não estavam mais disponíveis para venda. Já fazem seis anos que Maria mantém a tradição no Dia de Santo Antônio. Porém, dessa vez, ela vivenciou uma surpresa. “Eu sempre chego aqui e compro, nunca vi isso acontecer”.

Casada desde 1969, ela revela que já encontrou três alianças escondidas nos últimos anos.

Sueli Honorato do Prado, 64 anos, também foi em busca da benção casamenteira. Com a família toda devota a Santo Antônio, sua filha encontrou aliança em 2020 e, no ano seguinte, se casou. Para tentar a sorte de encontrar um novo amor e celebrar o aniversário, Sueli não perdeu tempo na hora de buscar o bolo. “Hoje é a minha vez”, contou.

Sueli é devota a Santo Antônio
Sueli é devota a Santo Antônio e procura por aliança abençoada (Foto: Leonardo de França/Jornal Midiamax)

Sandra Morel, de 56, também foi à igreja nesta manhã em busca da ajuda de Santo Antônio devido a problemas de saúde. “Santo Antônio faz muita coisa e consegue muitas bençãos”.

Luiza Lira Columbele e Dirceu são casados há 52 anos. Os apaixonados disseram à equipe de reportagem que se casaram durante Festa de Santo Antônio. Desde então, mantém a tradição de celebrar a data.

Vendas no Arraial de Santo Antônio

Conforme as informações da igreja, os bolos serão entregues em formato até 13h. Os potes que sobrarem serão vendidos no Arraial de Santo Antônio, na Praça do Rádio Clube.

Às 18h30, equipe da igreja e fiéis vão sair em procissão até o local.

Bolos de pote Santo Antônio
Bolos de pote Santo Antônio (Foto: Leonardo de França/Jornal Midiamax)