Mais de 60 militares, brigadistas e atores participaram na manhã deste sábado (03) de um simulado de incêndio realizado pelo Corpo de Bombeiros no Shopping Campo Grande. A ação mobilizou ainda três caminhões com água, além de seis viaturas e duas motos de socorro às vítimas.

O exercício treinou a evacuação e atendimento emergencial às vítimas com o objetivo treinar as equipes para situações reais que eventualmente possam acontecer. O simulado contou ainda com voluntários do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da empresa Fênix Centro de Treinamento e Capacitação Bombeiro Civil, além de envolver funcionários e colaboradores da Brigada do Shopping.

“As simulações são realizadas todos os anos e conta com essa importante parceria do Corpo de Bombeiros. Essas situações ajudam a preparar nosso time para eventuais crises que possam acontecer”, explica a superintendente do Shopping, Vanessa Miller. Com o treinamento, tanto a Brigada do Shopping como o Corpo de Bombeiros utilizam o conhecimento técnico para atuar nesse tipo de ocorrência. “aspas Matheus”.

Outra novidade foi o equipamento Lucas ® 3, que simula compressões torácicas, voltado para vítimas de parada cardíaca e ajudar nas operações dos socorristas, e a Auto Escada Mecânica (Magirus), utilizada para retirar pelo alto vítimas de incêndio, para facilitar a locomoção.

Em 2021, foram realizadas duas simulações. Em novembro, o treinamento de abandono era de um incêndio na Praça de Alimentação, com a ação de evacuação e atendimento na praça e nos corredores. Em junho, o local foi a roda gigante, atração instalada na época para os clientes, com 32 metros de altura. O treinamento envolveu os militares no uso da AEM 02 (Auto Escada Mecânica), equipamento utilizado em resgates das mais variadas complexidades, alcançando até 60 metros de altura.