Shelf Cloud: fenômeno cobre o céu de Dourados e flagra impressiona antes de tempestade
Com nuvem assustadora, fotógrafo registra chegada de frente fria na cidade
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A passagem da nuvem Shelf Cloud, a nuvem prateleira, impressionou moradores de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (25). Em Dourados, a 223 quilômetros de Campo Grande, o fotógrafo Maycon Zanata, conhecido como ‘Caçador de tempestades’, flagrou o fenômeno durante a madrugada.
Segundo o profissional, não houve registros graves de danos durante o temporal, entretanto, o tamanho e a densidade da nuvem impressionaram. Nas imagens é possível notar que a nuvem longa de forma horizontal estava baixa e acumulada.
“Teve chuva forte e muita descarga elétrica, teve rajada de vento, mas não tão forte para arrancar árvores, embora Dourados seja conhecida por ter [registros] de queda de árvore em quase todos os temporais. Isso pelas 2h de hoje, mas passou, amanheceu só nublado e sereno. Aqui foi mais tranquilo [a passagem de frente fria], mais forte foi no Paraná, com queda de granizo. Vendavais que derrubaram caminhões, estragou plantações”, disse.
Segundo o meteorologista Natálio Abrão, o termo técnico do fenômeno é nuvem cumuloninbus arcus. “Desde a terça-feira (22) estamos informando da chegada desta frente fria. Essa nuvem é muito perigosa e causa muito estrago no chão e na aviação”, alerta.
Confira as imagens:
Frente fria chegando
A sexta-feira (25) amanheceu nublada e com chuva em Campo Grande. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para a chegada de uma frente fria, especialmente na região sul e sudeste de Mato Grosso do Sul. Neste fim de semana, a mínima será de 14°C, com previsão de chuva acompanhada de granizo.
O monitoramento aponta que as chuvas podem vir com acumulados significativos, logo, as temperaturas estarão mais amenas. A frente fria vem da Argentina, passando por várias cidades do MS e provocando chuvas generalizadas a partir de hoje.
A probabilidade é de chuvas com intensidade de moderada a localmente forte, tempestades acompanhadas com raios, rajadas de vento e queda de granizo. “Os modelos de previsão analisados pela equipe do Cemtec, indicam maiores acumulados de chuva entre esta sexta-feira e o sábado com volumes significativos, que, pontualmente, podem atingir valores acima de 50 mm/24h”, informa.
Já no domingo (27), a chuva não deve dar trégua, o tempo deve continuar instável, e há probabilidade para chuvas de intensidade de fraca a moderada, podendo ocorrer tempestades acompanhadas de raios, principalmente nas regiões centro-norte e nordeste, pela combinação de calor e umidade.
As chuvas e a maior cobertura de nuvens irão provocar uma redução nas temperaturas mínimas e máximas. A tendência apontada pelo Cemtec é que ao longo do final de semana as temperaturas registrem médias entre 19/29ºC para a região pantaneira, 22/33ºC, 14/28ºC para a região sudoeste e na capital entre 21/28ºC.
Notícias mais lidas agora
- Ídolo do futebol brasileiro, Diego Alves participa de bate-bola no Know How Experience em MS
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Dupla que roubou comércios em Campo Grande e esfaqueou dono de mercearia é presa em frente a delegacia
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
Últimas Notícias
Filha de Silvio Santos se pronuncia após demissão de Raul Gil do SBT: “Faz parte”
Daniela Beyruti quebrou o silêncio e se pronunciou sobre a demissão de Raul Gil, que deixou o SBT após 14 anos de casa; confira
Contas de luz em atraso podem ser negociadas na última semana da Campanha Nome Limpo em Campo Grande
As condições são válidas para clientes que tenham ao menos uma fatura vencida
Acordo Mercosul-UE gera insatisfação ao redor do mundo com protestos e venda de carnes do Carrefour
Líderes sindicais fazem protesto e CEO do Carrefour toma medida
Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele
Veja onde os pontos de atendimento estão localizados no MS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.