SES distribui vacinas da Pfizer para crianças, mas CoronaVac só mediante a solicitação dos municípios

Imunizantes do Instituto Butantan ficarão armazenados na sede da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica
| 26/01/2022
- 12:47
SES distribui vacinas da Pfizer para crianças, mas CoronaVac só mediante a solicitação dos municípios
(Foto: Divulgação)

A  SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que realiza nesta quarta-feira (26), a partir das 9h30, a entrega da terceira remessa com 26.500 doses da vacina Pfizer pediátrica para os 79 municípios do Estado. As doses da Pfizer pediátrica chegaram na manhã desta quarta, por volta das 7h35, no e foram encaminhadas direto para a Ceve (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica).

Quanto às 33.120 doses da vacina — que chegaram na terça-feira (25) para uso pediátrico —, a SES esclarece que os imunizantes ficarão armazenados na sede da Ceve, sendo liberados de acordo com a solicitação dos municípios.

A SES lembra que nesta terça-feira (25) repassou aos municípios — 13.620 doses de Coronavac que estavam em estoque na Ceve — para aplicação da primeira dose em crianças a partir de seis anos e adolescentes até 17 anos de idade. A distribuição ocorreu conforme o estoque informado pelos municípios.

O Vacinômetro MS registra 4.418 doses de Coronavac aplicadas em crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos no Estado. A SES reforça que aplicação da Coronavac não é recomendada para pessoas com alto grau de imunossupressão.

Reunião CIB

A distribuição das doses da Pfizer pediátrica e Coronavac foram aprovadas em Resolução Nº 17/CIB/SES durante reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), que reúne os 79 secretários municipais de saúde do Estado e representantes da SES.

A Resolução prevê que os municípios façam suas estratégias de vacinações pediátricas contra a Covid-19, priorizando: crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades; crianças indígenas e Quilombolas; crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19; e crianças sem comorbidades seguindo a ordem decrescente a partir de 11 anos até 5 anos.

Veja a resolução completa aqui Resolução Nº 17 - 82 PAUTA DE DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS.

Autorização da Coronavac

A Secretaria de Estado de Saúde autorizou, no último sábado (22), a vacinação em crianças a partir de 6 anos com a Coronavac. Assim, os 79 municípios podem vacinar as crianças em Mato Grosso do Sul.

A autorização foi concedida pelo Ministério da Saúde por meio de nota técnica após incluir o imunizante no PNI (Programa Nacional de Imunizações). A (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já havia aprovado a vacina, no dia 20 de janeiro, para aplicação em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.

Pfizer pediátrica

Mato Grosso do Sul já recebeu 63.100 doses da Pfizer pediátricas para vacinar crianças de 5 a 11 anos. Até o momento, 20.391 doses já foram aplicadas. Das 26.500 doses da Pfizer pediátrica, o município de Campo Grande recebe o maior quantitativo com 7.220 doses; Dourados com 2.350 doses e depois Corumbá e Três Lagoas em que ambos recebem 1.050 doses cada uma.

O primeiro lote com 18.300 doses da vacina Pfizer pediátrica chegou no dia 14 de janeiro, no mesmo dia as doses foram distribuídas aos 79 municípios que iniciaram a imunização de crianças em 15 de janeiro. No dia 18 de janeiro, outra remessa, com mesmo quantitativo de vacina chegou ao Estado.

A terceira remessa veio com 26.500 doses de vacina da Pfizer pediátrica. Estima-se, conforme o IBGE, que Mato Grosso do Sul possua 301.026 crianças de 5 a 11 anos de idade que estão aptas a se vacinarem.

Veja também

As contribuições em alimentos podem ser entregues no edifício-sede do TRT-MS,

Últimas notícias